
Nos meses de março e abril, alguns dos álbuns internacionais mais esperados do ano começarão a chegar às lojas, tanto as de concreto quanto as virtuais. Antes disso, porém, alguns aperitivos do que os artistas estão planejando já podem ser conferidos por meio dos singles, as primeiras faixas dos tais álbuns lançadas antecipadamente.
Você já deve ter ouvido por aí, por exemplo, a faixa "Stupid Hoe", de Nicki Minaj. Trata-se do primeiro single do segundo álbum da rapper americana, Pink Friday: Roman Reloaded, com lançamento previsto apenas para abril. Só que o single já está na roda desde dezembro.
O mesmo acontece com os novos discos de Jack White, da cantora M.I.A., do australiano e novato Gotye e do veterano Bruce Springsteen, que abriu a festa do Grammy, há duas semanas, tocando justamente o seu mais novo single, "We Take Care of Our Own", primeira faixa de Wrecking Ball, com lançamento em abril.
"A chegada da loja do iTunes ao Brasil certamente facilitou a compra desses singles ao consumidor das classes A e B por aqui", diz Felipe Llerena, diretor executivo do site iMusica.com, que comercializa música digital há mais de dez anos no país.
Ele faz apenas a ressalva: "A venda avulsa de faixas já é um hábito consagrado pelo público das classes C e D, que utiliza as facilidades de aquisição por meio das empresas de telefonia, que dispensam o uso do cartão de crédito."
Alavanca
O iTunes não libera números de vendas, mas "Give Me All Your Luvin", de Madonna, foi anunciado como líder de downloads em 50 países em menos de dois dias, informa a gravadora Universal. No fim das contas, a faixa que antecipa o álbum serve não apenas como alavanca de receita mas também como uma eficiente peça promocional para o artista, alimentando o buzz em torno dos lançamentos, especialnente em tempos de redes sociais. Falando em marketing, Madonna deverá lançar esta semana um novo single: "Girls Gone Wild", faixa integrante do repertório de MDNA, que sai no fim de março.
Mesmo com a incômoda cobrança do IOF por "compras no exterior" que a Apple impõe aos usuários da loja brasileira do iTunes (a empresa diz que a taxa é inevitável por praticar preços em dólar, mas afirma que "tal situação deverá ser corrigida ainda este ano"), fato é que o público agora pode aproveitar as listas de "singles mais vendidos" nas revistas estrangeiras como referência para fazer suas compras, sem precisar recorrer a nenhum meio ilícito para obter as músicas.
No entanto, nem todas as faixas precisam ser baixadas necessariamente via iTunes. Bom exemplo é o EP que traz o single "Sound Blip", da dupla VCMG, dos músicos Vince
Clarke (Erasure) e Martin Gore (ex-Depeche Mode), que pode ser adquirido via Beatport.com, o maior portal de venda de música eletrônica no mundo.
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