
O site brasileiro "Legendas.tv" voltou a publicar arquivos nesta quarta-feira (4), depois de ter seu conteúdo bloqueado devido a intervenções da Associação Anti-Pirataria Cinema e Música (APCM).
A página, que é um dos principais arquivos no Brasil para legendas de filmes e seriados compartilhados entre usuários pela internet, estava indisponível desde domingo (1º), quando a APCM pediu a retirada do site.
Na terça-feira (3), o site da APCM foi invadido por hackers, apresentando uma mensagem que redirecionava o visitante para um site de downloads.
"A APCM confirma a informação de que solicitou a retirada do site Legendas TV da rede mundial de computadores", afirmou o órgão em comunicado oficial. "É importante ressaltar que a ação aconteceu porque seus usuários estavam violando os direitos autorais. Quando um usuário faz a legenda não autorizada de uma obra audiovisual ele fere o trabalho de toda uma cadeia produtiva: produtores, autores, atores, atrizes, câmeras, roteiristas, diretores, marketeiros, produção de fábrica, do próprio tradutor e etc", diz o comunicado da APCM.
Ataque hacker
Ao visitar o site da APCM nesta terça, o usuário era surpreendido por uma janela pop-up com a mensagem "viva os downloads!". Ao clicar no botão OK, o internauta era levado para o site de compartilhamento de arquivos Mininova. Depois disso, o site ficou inacessível. A APCM informa que está "tomando todas medidas, tanto para o retorno do site ao ar, quanto para demais providências que entender cabíveis".
Os responsáveis pelo "Legendas.tv" criaram um blog para responder perguntas sobre o caso. Segundos eles, os arquivos não foram perdidos. "Estaremos de volta com o site completo ainda esta semana, mais fortes do que nunca", diz o texto na página inicial.



