"Slumdog Millionaire" foi o grande vencedor do Globo de Ouro e está sendo visto como possível candidato ao Oscar, mas talvez não encontre acolhida igualmente positiva na Índia, onde foi rodado e onde milhões de pessoas vivem nas condições de miséria que o filme retrata.
O filme, que será lançado em 300 cinemas na Índia na próxima semana, recebeu quatro prêmios na 66a edição do Globo de Ouro, no domingo, incluindo um de melhor trilha sonora original, entregue ao compositor indiano AR Rahman.
A conquista provocou uma reação enorme na mídia indiana, que saudou Rahman como gênio e previu um Oscar para o compositor de 43 anos.
Mas mesmo o reconhecimento global e a possibilidade de Oscar talvez não garantam o sucesso comercial de um filme sobre um rapaz de Mumbai em busca do amor que recorre a um "quiz show" na televisão.
"O público indiano não gosta de ver pobreza na tela. Já encontra pobreza suficiente em seu cotidiano", explicou o cineasta Madhur Bhandarkar, cujo retrato de crianças de rua em "Traffic Signal", de 2007, foi um fracasso de bilheteria.
Mesmo assim, ele opinou, "Slumdog Millionaire" pode se sair bem nas grandes cidades e entre o público jovem.
Para o analista Amod Mehra, o público jovem vai querer ver o filme porque ele conquistou platéias ocidentais.
Mumbai é a sede de Bollywood, a indústria de cinema mais prolífica do mundo, conhecida por seus sets coloridos, figurinos extravagantes e complexas cenas de canto e dança.
"Não imagino que pessoas em cidades menores queiram assistir a este filme, não importa o quão bom seja", disse Mehra.
Uma versão dublada em hindi vai ajudar a atrair o público, disse ele, acrescentando que prevê que o filme "tenha resultados bons, mas não mais que isso".
A distribuidora do filme na Índia, Fox Star Studios (uma joint venture da Twentieth Century Fox e da Star, pertencente à News Corp), não está preocupada com as previsões sombrias e pretende fazer uma grande première, com a presença de todos os membros principais do elenco.
"'Slumdog Millionaire' pode ser um filme inglês, mas foi feito na Índia e tem um tema que remete a Bollywood", disse o executivo-chefe da distribuidora, Vijay Singh.
"É uma história sobre alguém pobre que enriquece e envolve a procura por um amor perdido e busca da realização de seus sonhos, temas que são populares com o público indiano", disse ele.
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