Logo após Citizenfour, sobre Edward Snowden e o escândalo de espionagem da NSA, ganhar o Oscar de melhor documentário no domingo (22), o apresentador do prêmio, Neil Patrick Harris, fez um trocadilho: “Edward Snowden não pode estar aqui nesta noite por motivo de traição”.
Em inglês, a palavra traição é treason, semelhante a reason, que significa razão. A piada foi considerada de mau gosto por muitos, incluindo o jornalista Glenn Greenwald, que participou do documentário.
“Fazer essa acusação casualmente contra alguém que nem está sendo formalmente acusado disso – e muito menos condenado – é estúpido e irresponsável”, disse Greenwald após a cerimônia.
Snowden, no entanto, disse ter dado risada. “Para ser honesto, eu ri do NPH. Não acho que ele quis fazer uma afirmação política. Mas mesmo que quisesse, não é tão ruim”, disse ele pela internet.
“Minha perspectiva é a de que se você não está disposto a ser chamado de alguns nomes para ajudar o seu país, você não liga o bastante”, continuou.
Escândalo
Edward Snowden, que trabalhava no escritório da NSA (Agência de Segurança Nacional), copiou documentos da agência em 2013.
Ele foi para Hong Kong e deu entrevistas a Glenn Greenwald, do jornal Guardian, revelando a existência de programas de vigilância e espionagem mundial.
Após a publicação britânica soltar as reportagens, Snowden revelou ser o responsável por vazar dados sobre espionagem dos Estados Unidos, que cancelaram seu passaporte e pediram a Hong Kong que o extraditasse. Snowden conseguiu asilo na Rússia.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião