• Carregando...
O winterluxartelivre contrapõe suas grades às que cercam o Passeio Público | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
O winterluxartelivre contrapõe suas grades às que cercam o Passeio Público| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

As artes visuais são a melhor opção cultural para quem não deseja pôr a mão no bolso para gastar um real sequer. O único espaço da ci­­dade que cobra entrada é o Museu Oscar Niemeyer (MON), nada que possa comprometer o orçamento (leia serviço). Antes do início da gripe A, o acesso aos visitantes era gratuito em todo primeiro dia útil do mês, mas a promoção foi suspensa como medida preventiva por tempo indeterminado.

Se a temporada é de gripe, é também de arte. Até outubro, o curitibano anda nas ruas literalmente tropeçando em obras de mais de cem artistas de 30 países, entre eles figuras prestigiadas como os videoartistas norte-americanos Gary Hill e Bruce Nauman. E nem é preciso (mas é recomendável) entrar em galerias ou museus.

Quem for conferir o show gratuito realizados todo o sábado na Praça da Espanha, como parte do circuito Batel Soho, promovido pela rádio Mundo Livre FM e a Associação de Comerciantes da Região da Praça da Espanha, verá a água da fonte tingida de vermelho. É a obra "Fantasma", da artista Patrícia Gerber, que usou corante de uso culinário e não tóxico.

O coletivo de arte curitibano Interluxartelivre, por sua vez, instalou uma gaiola em frente ao Passeio Público, bem ao lado dos tubos do biarticulado, como uma espécie de crítica às cercas que rodeiam o parque.

Fique atento a para estas e outras ações urbanas de uma Bienal que tem a relação das obras com a cidade como uma de suas questões mais latentes. Mas não deixe de ir a dois museus, o Solar do Barão e o Memorial de Curitiba, para conhecer o que talvez sejam as melhores amostras deste evento. O primeiro exibe obras de 22 artistas, entre eles, a paranaense Bernadete Amorim, o norte-americano Bruce Nauman e o inglês Tony Cragg. O segundo abriga 11 projetos de nomes como Marina Abramovic, Kcho, Gary Hill e Nuno Ramos. Imperdível.

Serviço

Museu Oscar Niemeyer – MON

R. Mal. Hermes, 999, (41) 3350-4400. 3ª a dom. das 10h às 18h. R$4 (adultos), R$2 (estudantes), livre (crianças até 12 anos, maiores de 60 e escolas públicas pré-agendadas).

5ª Bienal VentoSul

Para saber endereços, datas e horários, acesse o site www.bienalventosul.com.br Até 11 de outubro.

Veja também
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]