"Minhas rimas envelhecem como vinho à medida que fico mais velho." É com essa frase que Adam Yauch, mais conhecido como MCA, faz sua primeira aparição em "Make Some Noise", atual faixa de trabalho de Hot Sauce Commitee Pt. 2, oitavo álbum do trio nova-iorquino de hip-hop Beastie Boys.
Lançado no início deste mês e "vazado" na internet desde abril, o novo trabalho está pronto desde setembro de 2009, quando deveria ter sido lançado sob o título de Hot Sauce Commitee Pt. 1. Duas canções chegaram a ser divulgadas em formato de single "Lee Majors Come Again" e "Too Many Rappers" , no entanto, nessa mesma época, Yauch foi diagnosticado com um câncer nas glândulas linfáticas e o disco acabou sendo engavetado durante o período de seu tratamento.
Hoje Yauch, embora não tenha superado totalmente o câncer, está bem de saúde e suas rimas, como vinho, estão cada vez melhores. O mesmo vale para as de seus companheiros de banda, Mike D (Michael Diamond) e Ad-Rock (Adam Horovitz). Basta um gole, ou melhor, uma ouvida em Hot Sauce Commitee Pt. 2, para tirar a prova: a sonoridade do Beastie Boys continua original, atemporal e inimitável.
Old school
Acompanhados do gênio das turntables Mix Master Mike, do tecladista Money Mark e coproduzidos pelo francês Phillipe Zdar (uma das metades do duo Cassius), os Beastie Boys fazem em Hot Sauce Commitee Pt. 2 tudo o que os fãs do trio mais esperavam desde o último álbum, o instrumental The Mix-Up (2008). Investindo em uma sonoridade vintage, que remete aos clássicos License to Ill (1986) e Pauls Boutique (1989), os MCs Mike D, Ad-Rock e MCA duelam rimas inteligentes sob grooves frescos e batidas de funk retrô, sem soar como imitações de si mesmos no passado.
Essa tarefa fica a cargo dos atores Seth Rogen (Superbad É Hoje), Elijah Wood (O Senhor dos Anéis) e Danny McBride (Segurando as Pontas) no média-metragem Fight for Your Right to Party Revisited, escrito, produzido e dirigido por Yauch como parte da estratégia de lançamento do novo disco. Exibido no dia 21 de abril, em canais da MTV e disponível no site da banda (www.beastieboys.com) o filme é, na verdade, um videoclipe de quase 30 minutos, que simula a continuação da trama presente no vídeo de "(You Gotta) Fight for Your Right (to Party)", hit do trio há 25 anos.
Rogen, Wood e McBride fazem as vezes dos rappers, que saem causando pelas ruas de Nova York: arrombam uma loja de bebidas, jogam cerveja nas pessoas que encontram pela calçada, invadem um restaurante grã-fino, entre outras peripécias. Até que se deparam com um DeLorean, de onde saem o que seriam os Beastie Boys daqui a 25 anos: entram em cena os veteranos da comédia John C. Reily (de Boogie Nights Prazer sem Limites, no papel de Mike D), Will Ferrell (de O Âncora, como Ad-Rock) e Jack Black (Escola de Rock, na pele de MCA). Yauch, Horovitz e Diamond dão as caras apenas no final do vídeo, em papéis que brincam com a seriedade adquirida por eles ao longo da vida. Afinal de contas, é preciso amadurecer, desde que com irreverência.
Serviço
Hot Sauce Commitee Pt. 2, Beastie Boys. Capitol Records. Importado.
Preço médio: US$ 10. Hip-Hop. GGGG
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia