Sofia Coppola é mestre em fazer filmes esteticamente bonitos. Do deslumbre visual de Maria Antonieta (2006), aos contrastes de Tóquio em Encontros e Desencontros (2003), é impossível não se render ao bom gosto da cineasta.
Um Lugar Qualquer (confira trailer, fotos e horários das sessões) é igualmente belo. As sequências de Cleo (Elle Fanning) ensaiando uma coreografia de patinação artística e tomando sol na piscina do Chateau Marmont com o pai (Stephen Dorff), somadas às suas respectivas trilhas sonoras, são de uma delicadeza única. O problema reside no fato de que tal esmero estético sirva para tratar sempre do mesmo tema: a humanização de pessoas milionárias e perdidas na vida.
Foi assim com a personagem Charlotte (Scarlett Johansson) em Encontros e Desencontros. Casada com um descolado diretor de videoclipes, a estudante de filosofia conseguia ficar triste e deprimida em um hotel cinco estrelas em uma das metrópoles mais vibrantes do mundo, Tóquio.
O mesmo se aplica à interpretação de Sofia para a história de Maria Antonieta, que passava os dias gastando a fortuna da França em roupas e festas, mas era infeliz e vivia insatisfeita. Pobre coitada, morreu decapitada!
Há muito da própria Sofia em Cleo. Crescida de hotel em hotel, acompanhando as viagens dos pais o diretor Francis Ford Coppola e a também cineasta Eleanor Coppola Sofia com certeza se distraía pedindo todos os sabores de sorvete possíveis aos serviços de quarto, como Cleo em Um Lugar Qualquer.
As personagens de seus filmes a refletem de tal maneira que, ao longo de sua produção cinematográfica, os conflitos de suas protagonistas tornaram-se repetitivos e superficiais. Chega um momento em que, só beleza e apuro estético não são suficientes. Cansam e entediam.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Deixe sua opinião