Um importante registro sobre a produção artística do Paraná volta a ser publicado e vendido em Curitiba. Idealizado em 1982, pela Secretaria do Estado da Cultura, o livro Pintores da Paisagem Paranaense foi reeditado em 2001 e agora ganha uma nova versão, fac-simile, realizada pelo Solar do Rosário.
A obra pode ser considerada uma enciclopédia da pintura paranaense, pois reúne o trabalho de artistas que nasceram aqui ou que desenvolveram sua trajetória profissional no Paraná. O trabalho de 29 pintores, que se dedicavam ao registro das paisagens locais ajuda a contar a trajetória da arte do estado, desde o século 19.
Folhear as mais de 200 páginas do livro significa viajar pelo tempo e conhecer inúmeras obras, que hoje estão espalhadas por museus e galerias no Brasil e no exterior.
A viagem também se estende às riquezas naturais do estado, como os pinheiros, os ipês e os campos retratados por artistas como Guido Viaro, Paul Garfunkel e Theodoro de Bona. As praias de Alfredo Andersen, o Superagüi de William Michaud e as Cataratas do Iguaçu de Lange de Morretes também são destaques da publicação.
A jornada histórica se inicia com o trabalho do artista-viajante Jean Baptiste Debret, que percorreu o território paranaense em 1827 para ilustrar o seu livro Voyage Pittoresque et Historiaque ao Brésil. Considerado o primeiro pintor da paisagem paranaense que se tem notícia, suas obras são de extremo valor documental para o país.
O período de 1886 a 1930, é considerado a fase da "infra-estrutura", pois vários acontecimentos foram responsáveis pela mudança das artes plásticas do Paraná. Andersen e Lange de Morretes, além de seus discípulos, foram nomes marcantes da época. Já a fase que se estende até a década de 40 é marcada pela renovação, trazida por Guido Viaro.
A pesquisa também resgata a importância dos artistas estrangeiros como Paul Garfunkel, além dos registros mais significativos do litoral, dos sertões e de outras regiões do estado. (JK)
* O livro está à venda na Livraria do Solar do Rosário (R. Duque de Caxias, 4). Mais informações: (41)3225-6232.
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Lula diz que “agradece” por estar vivo após suposta tentativa de envenenamento
Deixe sua opinião