Versão tem alguns problemas
A interface do Escute de fato é simples e intuitiva, e você não deve encontrar dificuldades para se cadastrar e ouvir as músicas em streaming. A busca, por outro lado, nem sempre é muito eficiente.
Desde o último dia 5, está no ar o Escute (www.escute.com), o portal de venda de músicas on-line da Som Livre. Por meio de uma taxa que varia entre R$ 4,99 por mês a R$ 4,99 por semana, o assinante pode ouvir e/ou baixar as músicas disponíveis no acervo do portal, que já conta com mais de 1 milhão de canções nacionais e internacionais, divididas em 18 gêneros do catálogo da Som Livre e de gravadoras parceiras como Sony Music, Universal e Deck Disc. E esta é a primeira boa notícia: você não encontrará apenas os produtos da gravadora-mãe do projeto, como Rosa de Saron, o padre Fábio de Melo ou o álbum Araguaia Sertanejo.
Para turbinar o lançamento, a gravadora está oferecendo uma "degustação" aos internautas: até o próximo domingo, dia 20, o serviço estará disponível de graça para todos que se cadastrarem no site. A estratégia é reforçada por diversas ações de marketing, sendo a mais original a série de shows interativos inaugurada na terça-feira com Gilberto Gil, em que os usuários escolheram o repertório e a ordem das músicas apresentadas, a partir de uma lista prévia fornecida no site escuteaovivo/toptvz.com.br. No próximo dia 2 será a vez da banda Restart, e a lista inclui ainda Capital Inicial, Pitty e Luan Santana.
Intuitivo, com um design que facilita a navegação, o portal oferece uma série de recursos: barra de busca direta por música, álbum, playlist ou artista; links com sugestões divididas por gênero, playlists, lançamentos ou popularidade (+ escutadas); listas de artistas de A a Z; atalhos para rádios virtuais; um blog com dicas e informações; conteúdo relacionado às notícias do mundo da música (como artistas e canções vencedores do último Grammy, por exemplo), além de um player exclusivo.
O Escute também tem algumas boas sacadas, como a seção "Seu Ritmo" um dispositivo para separar as músicas (tanto da sua lista quanto dos resultados da busca) e criar playlists conforme o seu humor no momento: feliz, triste, apaixonado, irritado, agitado ou pensativo. E uma rede social interna, na qual você cria um perfil como "DJ" podendo interagir, seguir e ser seguido por outros DJs. Este perfil também permite a conexão com outras redes, como Facebook, Twitter e Orkut.
"A maior barreira que o consumidor de música digital encontra é a dificuldade de navegação nos sites do gênero", explica Luciana Paiva, gerente de marketing da Som Livre. "Para qualquer pessoa que não seja um heavy user da internet, consumir música de forma legal na rede costuma ser uma experiência complicada. Com esta versão beta (teste) do Escute, quisemos ouvir dos próprios internautas como eles preferem consumir música. E chegamos a esta interface, que consideramos a mais simples e intuitiva, com facilidade de navegação e informações claras e objetivas. Mas no decorrer desse processo podemos descobrir que não é por aí, e fazer as alterações necessárias. A intenção é fazer com que todos os nossos consumidores possam ouvir ou baixar as músicas de sua preferência com dois cliques."
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