• Carregando...

A simplicidade e a beleza de um dos mais antigos instrumentos do mundo poderão ser apreciadas hoje em apresentação única do músico indiano G.S. Sachdev, às 20 horas, no Teatro do Sesc da Esquina. É a flauta Bansuri, freqüentemente mencionada nos Vedas – textos em sânscrito que formam a base das escrituras sagradas do hinduísmo e representam a mais antiga literatura indo-européia.

Sachdev, do Punjab (estado do nordeste da Índia), é mestre da flauta Bansuri, aclamado por grandes nomes contemporâneos como Ravi Shankar e George Harrison. Com Shankar e Ali Akbar Khan, é pioneiro da musica clássica Hindustani (do norte da Índia). No recital, a flauta Bansuri será acompanhada por outros instrumentos como a tabla (entre os tablistas, está o renomado Zakir Hussein) e a tampura, instrumento de cordas responsável pelo delicado som de fundo. No repertório, tradicionais ragas (modos melódicos da música clássica indiana) valorizam a acústica do bambu.

Bansuri

A flauta ocupa uma posição de destaque na música indiana, juntamente com a harpa (Vina) e o tambor de duas faces (Mridanga). Venu, como é chamada na Índia, costuma aparecer em esculturas de antigos templos e murais. O Srimad Bhagavatam, texto mais importante da literatura védica, narra que Krishna – que na religião hindu está no mesmo patamar que Deus entre os cristãos –, ao entrar na floresta vibrando sua flauta, encantava o espírito de todos os seres vivos. Os rios paravam de fluir e os pássaros pousavam nos galhos das árvores para ouvi-lo.

A flauta tranversal Bansuri é feita de uma simples seção de bambu fechada em uma de suas extremidades, com seis ou sete aberturas. O bambu deve ser reto, liso, sem nós e imperfeições. A construção do instrumento exige paciência e sensibilidade para afiná-lo e reafiná-lo, principalmente quando o bambu ainda não está completamente seco. Costuma-se dizer que somente um bom flautista pode fazer uma boa flauta.

Serviço: G.S Sachdev - Mestre da Flauta Bansuri. Teatro do Sesc da Esquina (R. Visconde do Rio Branco, 969 - Centro), (41) 3322-6500, r. 351. Dia 17, às 20 horas. Ingressos a R$ 15 e R$ 7 (comerciários, estudantes e idosos).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]