• Carregando...

Até as estrelas sentem aquele friozinho na barriga quando entram em cena pela primeira vez. Com Sonia Braga não foi diferente. No seu primeiro dia de gravação em "Páginas da vida", a próxima trama das 21h da Rede Globo, a atriz brincou com os colegas, ganhou a atenção do diretor Jayme Monjardim e repetiu várias vezes a mesma seqüência, um diálogo com Ana Paula Arósio, sempre de bom humor.

— Estava com saudades de fazer novelas. Mas fiquei nervosa — confessou Sonia, que atuou pela última vez em "Força de um desejo" (1999), reprisada recentemente.

As cenas foram gravadas sexta-feira passada no galpão de uma fábrica, em Santo Cristo, no Centro do Rio. No local, a produção montou uma exposição de esculturas. Na trama, Sonia vive a artista plástica Tônia Werneck, que mora em Amsterdã, na Holanda. Durante a vernissage, Tônia conhece Olívia (Ana Paula Arósio), que é dona de galeria e convida a artista para expor suas peças no Brasil.

— Foi divertidíssimo gravar com Sonia. Ela é ótima, engraçada... e é um mulherão! — elogiou Ana Paula Arósio.

Atriz quer estimular interesse pelas artes

As esculturas que aparecerão na novela são, na verdade, feitas por Sandra Guinle, que assina a exposição "Cenas infantis", cujo tema são as antigas brincadeiras de crianças. O autor Manoel Carlos se inspirou na artista plástica para criar a personagem de Sonia Braga. Aliás, a atriz tem recebido muitas dicas da escultora, e as duas já pintaram até uma tela juntas.

— Nosso encontro foi engraçado. Ela me perguntou o que eu queria fazer. Eu disse que não queria fazer um bichinho. Então, criei a escultura de um homem se jogando e agarrando uma bola. Queria homenagear o futebol, já que é ano de Copa do Mundo — contou Sonia.

A atriz afirmou que tem observado muito a artista plástica, mas garantiu que não está se espelhando nela para compor a personagem.

— Ela é a boazinha, eu sou a má — brincou.

Fã das obras de Burle Marx e de Oscar Niemeyer, Sonia Braga disse que espera que a novela contribua para informar e estimular o interesse do público pelas artes plásticas:

— Quero que o Brasil veja mais os artistas. Acho que a novela vai abrir os olhos das pessoas para esse mundo, sem esquecer que temos problemas. Às vezes, as pessoas não têm chance de conhecer isso. A TV tem esse papel de democratizar, levar informação.

Temática da novela

O tema principal de "Páginas da vida" será a síndrome de Down. Para a atriz, é importante que a novela chame a atenção para o assunto e ajude a acabar com o preconceito que ainda existe.

— Pode ser que o assunto incomode, mas vai abrir os olhos das pessoas para essa realidade — disse Sonia. — Quando eu fazia "Gabriela", morava numa vila em Botafogo e tinha uma vizinha, uma menina com Down. A gente ficava horas conversando. É uma coisa muito bonita o universo de quem tem Down. São pessoas muito afetuosas.

Sobre sua personagem, ela afirmou que sabe pouco, ou quase nada. Mas uma coisa é certa: quando Tônia vier expor seu trabalho no Brasil, ela vai conhecer e se apaixonar pelo milionário Tide (Tarcísio Meira), pai de Olívia.

Para Sonia, a principal diferença de filmar no Brasil ou no exterior é o idioma. E só. Tendo lugar para trabalhar, ela não sairia novamente do país.

— Já filmei na Índia, na Inglaterra, no México... Vejo o mundo hoje de um lugar muito distante. Minha relação com o Brasil é de afeto — diz ela, que está morando no Leblon. — A melhor coisa é poder voltar ao Brasil trabalhando.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]