Há oito anos dedicando-se a divulgar e documentar as tradições musicais populares encontradas em diversas regiões do Brasil, o projeto Tocadores, coordenado pela pesquisadora Lia Marchi, decidiu ir mais fundo (e mais longe) na busca pelas origens de certos costumes enraizados na cultura nacional. Os resultados levaram o projeto a Portugal, e os paralelos encontrados por Lia nas tradições de ambos os países foram compilados por meio de textos e imagens no livro Tocadores Portugal – Brasil: Sons em Movimento, que será lançado hoje, às 19h30, no Goethe-Institut. "Quando pesquisei o trabalho dos fandangueiros, em 2002, me encantei com o universo da tradição popular e percebi a existência de muitas relações entre a música tradicional do Brasil e de Portugal", conta Lia, em entrevista ao Caderno G.

CARREGANDO :)

Em 2004, Lia esteve em Portugal apresentando os documentários Tocadores – Brasil Central e Tocadores – Litoral Sul, originários da pesquisa realizada em estados como Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Assim, além de mostrar aos portugueses as raízes culturais lusas herdadas pelos brasileiros, o projeto deu início à investigação em território português, concluída em 2005. "Passei sete meses em Portugal captando depoimentos, registrando em fotografias e acompanhando o calendário de festividades populares", explica Lia, que contou com uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian, de Lisboa, além de patrocínio da Siemens por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

O resultado compõe o livro Tocadores Portugal – Brasil: Sons em Movimento, que reúne cerca de 180 imagens do fotógrafo Zig Koch e textos de Lia sobre os aspectos da cultura portuguesa que foram trazidos para o Brasil, como instrumentos musicais e festas populares. "Eles têm um calendário de festas muito parecido com o nosso no que diz respeito aos ciclos de Natal, Páscoa e celebrações juninas. Mas a que mais apresenta semelhanças é a Festa do Divino Espírito Santo, que acontece nas ilhas de Açores", compara.

Publicidade

O livro traz ainda um "Breve Guia Sonoro e Bibliográfico e de Websites", que apresenta 170 tópicos com indicações de fontes de pesquisa referentes a ambos os países, com o intuito de facilitar o acesso do leitor a mais materiais sobre o tema.

Além do lançamento da publicação, o evento de logo mais conta, ainda, com a exibição de um registro audiovisual com seis minutos de duração, retratando algumas etapas da pesquisa realizada em Portugal e uma breve palestra de Lia Marchi.

Serviço: Lançamento do livro Tocadores Portugal – Brasil: Sons em Movimento, de Lia Marchi e Zig Koch. Goethe-Institut (R. Reinaldino S. de Quadros, 33). Hoje, às 19h30. Entrada franca. Mais informações pelo telefone (41) 3262-8244. Interessados em adquirir o livro podem encontrar mais informações no site www.olariacultural.com.br.