A Sony BMG, maior empresa de música do mundo, vai pagar US$ 10 milhões para fechar um acordo numa investigação aberta pelo estado de Nova York sobre a maneira como a gravadora influiu sobre as canções tocadas nas rádios. A informação foi divulgada pelo secretário de Justia Eliot Spitzer esta segunda-feira.
Segundo fontes familiarizadas com o assunto, Spitzer intimou as quatro maiores companhias de discos do mundo - Universal Music Group, EMI Group, Warner Music Group e Sony BMG - a prestar informações sobre o chamado "jabá" nas rádios.
A investigação diz respeito à prática de longa data de se pagar a promotores independentes para ajudar a fazer canções serem tocadas nas rádios, um esquema conhecido pelo apelido de "payola" em inglês e "jabá" em português.
Pelo acordo fechado pela Sony BMG, a empresa concordou em deixar de fazer pagamentos a estações de rádio para ter suas músicas tocadas, disse Spitzer.
Num briefing para a imprensa, Spitzer disse: "Nossa investigação mostra que, contrariando a expectativa dos ouvintes de que as canções são escolhidas em função de sua popularidade e seus méritos artísticos, o tempo de exposição das canções frequentemente é determinado por pagamentos sigilosos feitos às estações de rádio e seus funcionários."
Spitzer também enviou intimações judiciais a algumas empresas de rádio, como a Clear Channel Communications, a Infinity Broadcasting, da Viacom, e a Cox Radio. Todas as três proibiram o uso de promotores independentes.
Indagada sobre o assunto, uma representante da EMI falou de uma declaração feita pela empresa em seu relatório anual, confirmando a investigação de Spitzer sobre a promoção de discos nas estações de rádio de Nova York, e disse que a empresa está cooperando com a investigação.
A empresa disse: "A EMI adota uma política escrita rígida que proíbe práticas ilegais de promoção nas rádios. Ela não tem conhecimento atual de qualquer razão para crer que o grupo poderá sofrer qualquer impacto financeiro."
A Clear Channel disse: "Estamos cooperando plenamente com o gabinete de Spitzer e esperamos que seja constatado que nossas práticas estão em conformidade com as leis." A Infinity se negou a comentar, exceto por afirmar que suas estações não empregam promotores independentes. A Cox Radio não pôde ser contatada para ouvir seus comentários.
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