Programe-se
Teatro da Caixa (R. Cons. Laurindo, 280), (41) 2118-5111. Os ingressoe começam a ser vendidos sempre na terça-feira anterior à data do evento, a partir do meio-dia.
O instrumentista carioca Carlos Malta abre com um show de sopros a temporada de 2013 do projeto Solo Música, que leva apresentações mensais ao Teatro da Caixa. Os ingressos para o show estão esgotados.
Com o auxílio de um pedal loop station (dispositivo que repete trechos gravados ao vivo pelo músico), Malta entrelaça instrumentos como saxofone, clarinete-baixo, flauta-baixo, pífaros e uruá (flauta sagrada da tribo Iaualapitis, do Alto Xingu) em arranjos para músicas de compositores como Pixinguinha e Edu Lobo.
O show foi apresentado em Brasília na semana passada. Pela primeira vez, a série está acontecendo paralelamente em Curitiba (pela quinta vez) e no Distrito Federal.
"Foi muito legal. Deu para ter uma ideia bem interessante do quanto essa dinâmica de show é interativa", conta Malta, por telefone. "São instrumentos que o pessoal não está tão acostumado a ver, como clarone e flauta-baixo. E é curiosa a forma com que são utilizados no show. Geralmente, o instrumentista de sopro vem acompanhado de base, violão, piano e contrabaixo. No caso, faço todos os papéis com instrumentos de sopro", explica.
Programação
Apresentações solo incomuns para determinados instrumentos seguem ao longo do ano na temporada do projeto. Um dos destaques é a próxima atração o rabequista do grupo Anima Luiz Henrique Fiaminghi, um dos seguidores de José Eduardo Gramani.
Outro show surpreendente acontece em outubro, quando o pesquisador Conrad Steinmann fará um recital de música arqueológica.
Também haverá destaques na canção, como o curitibano Lydio Roberto, que se apresenta ao violão em julho, e o compositor Guinga, que fecha a série em dezembro.