• Carregando...
Estimativa é que a festa atraiu 5 mil pessoas | Walter Alves/Agência de Notícias Gazeta do Povo
Estimativa é que a festa atraiu 5 mil pessoas| Foto: Walter Alves/Agência de Notícias Gazeta do Povo
  • Bloco
  • Não faltou o clichê dos foliões vestidos de mulher
  • Estes foliões apostaram na fantasia dos
  • Folia do bloco dos Sujos foi animada em Paranaguá

Tradição há mais de 50 anos em Paranaguá, toda segunda-feira de carnaval é noite de Bloco dos Sujos. Grupos de amigos se reúnem e montam um bloco carnavalesco, que desfila pela Rua da Praia, no centro histórico da cidade. Cada um deles escolhe um tema e monta uma apresentação, que pode envolver fantasias, bateria e carros alegóricos improvisados. Depois, uma comissão julgadora escolhe as duas melhores em dois quesitos: com e sem bateria. O desfile desta segunda (11) teve cerca de 15 blocos – o número é aproximado porque muitos grupos se inscreveram na hora - e levou mais de 5 mil pessoas para a folia.

Confira mais fotos da folia do Bloco dos Sujos

O nome, porém, pode dar uma impressão errada sobre a festa. O "sujo" significa um tipo de brincadeira satírica, segundo Nelson Uberna, assessor da Fundação Municipal de Turismo de Paranaguá. A festa começou como uma brincadeira das pessoas que não faziam parte dos tradicionais blocos e escolas de samba da cidade e daí improvisaram um desfile próprio. "É a brincadeira do povo, a hora de botar pra fora o que ficou guardado o ano inteiro", afirma.

O desfile deste ano teve espaço para grupos antigos e também outros mais recentes e irreverentes. O "Batuque Mucho", da Vila Horizonte, que participa desde 1988 e foi vencedor no ano passado, entrou em cena com um trio elétrico improvisado e uma homenagem às "empreguetes" – os próprios participantes do grupo foram vestidos com fantasias assim.

Já no "Mortal Kombat do Barranco", da Ilha dos Valadares, a brincadeira é todos os integrantes se vestirem como personagens do jogo de videogame. A batalha de Sub-zero, Baraka e Scorpion desta vez foi aprender a sambar. Os vencedores levam um troféu pra casa. "É um prêmio simbólico. O que vale é a diversão e o reconhecimento", diz Johnny Teixeira, um dos organizadores do "Batuque Mucho".

No ano passado, eles ganharam a competição com uma apresentação que envolvia o navio Costa Concordia, que naufragou no ano passado na costa italiana. "O nosso navio também afundou e depois ressuscitou no desfile, foi uma loucura".

Veja mais fotos da folia em Paranaguá

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]