• Carregando...
 | Antônio More/Gazeta do Povo
| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

Aproximadamente 150 pessoas se espremeram na Sala de Exposições 1 do Museu Municipal de Arte (MuMa), na tarde desta sexta-feira, para ver o quadrinista Kim Jung Gi na Gibicon 2, que segue até domingo. Durante noventa e dois minutos, o sul-coreano iniciou um mural de quase 5m², intrigou crianças curiosas (e agitadas) e impressionou o público, formado, principalmente, por cartunistas.

VÍDEO: veja algumas das principais atrações do evento

Amplamente desconhecido no Brasil – não há nenhuma publicação do artista no país –, Gi é respeitado internacionalmente por conseguir desenhar o que quiser em uma velocidade espantosa e com precisão cirúrgica, usando apenas uma caneta. "Mãe... Eu não consigo nem pintar a minha Recreio direito", lamentou-se o menino Pedro Alex, de sete anos.

Em texto de apresentação, Fabrizio Andriane, coordenador da Gibicon 2, chama Gi, a quem ouviu falar pela primeira vez na primeira edição do evento, de gigante coreano. "Naquela noite resolvi fuçar na internet. Coloquei as seguintes palavras: 'coreano que desenha demais'. Para um metido a desenhista como eu, foi um tapa na cara e uma ciumeira só, seguido de admiração e vontade de me esforçar mais".

Sequência O escritor curitibano Aluísio de Paula mostra um espaço que a obra reserva para desenhos livres. "Olha o que ele fez em 50 segundos... O cara é um monstro", reconhece.

Para o cartunista André Caliman, autor de Revolta!, impressiona no coreano a sua visão espacial. "É incrível como ele consegue realizar essas perspectivas sem planejamento. O cara desenha pra caramba", define. Gi dará sequência aos seus estudos amanhã, 16h, e domingo, quando encerra seu trabalho, aparentemente uma cena de um trem. Além da demonstração, há uma exposição com 19 obras do artista.

Gibicon reúne maiores nomes dos quadrinhos em Curitiba

Convenção Internacional de Quadrinhos de Curitiba reúne artistas nacionais e internacionais para mostrar arte dos quadrinhos na prática e com muita diversão. São palestras, oficinas, exposições e outras manifestações artísticas ligadas ao mundo do gibi.

+ VÍDEOS

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]