"O corte está muito contido, quero você mais esvoaçada." A anônima sorri enquanto escuta o consultor de estilo Fernando Torquatto. É ele quem vai transformá-la no Superbonita, programa do GNT que faz dez anos e vira reality show.
O BBB da beleza começa com uma inscrição no site do canal. Os critérios são a diversidade de problemas e de biotipos (nos primeiros episódios, há uma surfista com cicatrizes de espinhas e uma advogada que nunca tirou a sobrancelha).
Apresentados por Alice Braga que substitui Taís Araujo, condutora do programa nos últimos quatro anos , os casos são avaliados no ar pelos especialistas (Torquatto, o maquiador Ricardo Tavares e a dermatologista Renata Bibas).
Em seguida, entra um vídeo com a "rotina do anônimo", que, então, é encaminhado a outros especialistas indicados por celebridades. Os famosos são, para Alice Braga, a "surpresa". E ela também é, completa o diretor Pablo Uranga.
"Alice e outras celebridades têm a função daquela amiga que vai dar apoio para a transformação. Não é fácil mudar, e elas estão ali para ajudar nesse processo", explica ele.
Para Alice Braga, que voltou dos Estados Unidos para o Rio especialmente para gravar os 13 primeiros episódios, ter um programa que define cabelo e maquiagem ideais ou exibe tratamentos a laser para obter uma pele "perfeita" não reforça os estereótipos de beleza.
"Sempre senti, como espectadora, que o Superbonita mostra que a beleza está dentro de cada um", diz. "Nossa ideia não é estipular o padrão magro, assim ou assado. É mostrar que, de repente, você muda apenas a sobrancelha, corta três dedos do cabelo e pronto! Já é outra pessoa!"
O diretor do programa completa: "Não se trata de um Extreme Makeover (reality dos EUA em que as pessoas se submetem a plásticas). A ideia é que a pessoa leve dicas simples para casa, nada obsessivo".
Serviço
Superbonita reestreia no dia 19 de março e é exibido sempre às sextas-feiras, às 22 horas, no canal GNT. Classificação indicativa: livre.