Reserve um horário para assistir "Superman- O retorno"(veja trailer), a partir desta sexta-feira (14), quando a fita entra em cartaz nos cinemas do Brasil. A emoção começa nos letreiros de abertura, com a música tema que remete a "Superman O filme" (1978), e segue até o final, numa produção à altura da fama do personagem. A primeira exibição para imprensa paranaense aconteceu nesta terça-feira (11), em Curitiba.
O novo longa sobre o super-herói, que surgiu em histórias de quadrinhos em 1938, tem como base uma história conhecida, mas atualizada, graças as novas possibilidades da indústria cinematográfica. Há cenas de ação no ar, na água, em trechos que lembram os filmes catástrofe, além dos toques de drama, romance e veracidade, numa mistura que promete agradar aos novos fãs e àqueles que aprenderam a gostar de Superman com o ator Christopher Reeve. Apesar das grandes cenas de ação, a história de amor é o que domina na trama. Em resumo, o filme mostra o retorno de Clark Kent ao trabalho na redação do jornal Planeta Diário, o encontro com ex-colegas e, claro, com a sua amada Lois Lane, que agora tem um noivo e um filho. Kent retorna depois de ficar cinco anos viajando pelo mundo, na verdade, procurando seu lugar no mundo.
A ator Brandon Routh, escalado para o papel, mostra que Superman continua sensível e está menos preocupado em esconder o seu segredo, e seus poderes, dos humanos. O ator passou por um intenso treinamento para conhecer os limites da capacidade humana e que lhe renderam nove quilos de massa muscular. Pode-se dizer que Routh conseguiu marcar presença na história do cinema com a interpretação, o que era um grande desafio, depois de Reeve ter imortalizado Superman com suas quatro interpretações.
O vilão Lex Luthor ficou sob a responsabilidade do ator Kevin Spacey, que deu uma certa graça ao perverso vilão. Quem menos surpreende é a atriz Kate Bosworth, que interpreta a heroína Lois Lane. Com direção de Bryan Singer - responsável por "X-Men" (2000) e "X-Men 2" (2003) - as cenas de ação dão veracidade ao Homem de Aço, mostrando sua força, graças ao uso de tecnologia (recursos de edição e filmagem com câmera digital Gênesis que substituiu as câmeras de 70 mm com melhor resultado) e estudos para que "o cabelo e o rosto do Superman revelavassem sua performance e personalidade mesmo em vôo", conforme conta o material de divulgação. O tempo de duração da fita, de 2h34, horas que passam voando, para quem aprecia uma história de reencontro.
A produção demorou 10 anos para sair do papel, desde quando foi decidido que haveria uma nova versão, depois do fracasso de "Superman IV Em Busca de Paz", lançado em 1987, que recebeu duas indicações ao Framboesa de Ouro: Pior Atriz Coadjuvante para Mariel Hemingway e Piores Efeitos Especiais.
Para quem quiser se garantir, a rede Cinesystem está vendendo ingressos antecipados para as sessões do filme.
Confira os telefones e endereços das salas na programação dos cinemas
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião