Terça-feira virou o Dia Nacional da Mulher na programação da Rede Globo. Quando se encerra o capítulo da novela Insensato Coração, dois novos seriados têm fechado o horário nobre em tom assumidamente feminino.
Tapas & Beijos, com direção de José Alvarenga e texto de Claudio Paiva, traz duas grandes atrizes, Andréa Beltrão e Fernanda Torres, nos papéis de Sueli e Fátima, funcionárias suburbanas de uma loja de vestidos de noiva em Copacabana.
Moradoras do Méier, onde vivem em um conjunto habitacional, e já maduronas, ambas enfrentam cotidianamente a ironia de trabalhar com a felicidade alheia, enquanto suas vidas amorosas estão em permanente crise. Sueli é separada do marido, Jurandyr (Érico Brás), ex-presidiário que se recusa a lhe dar o divórcio, na esperança de uma reconciliação.
Fátima, por sua vez, mantém há anos um caso com Armani (Vladimir Brichta), um malandrão casado que a leva em banho-maria e sempre prioriza a matriz, para desespero da filial.
Embora tenha situações bem engraçadas e alguns diálogos afiados, Tapas & Beijos ainda não decolou e vem se sustentando na química inquestionável entre Fernanda e Andréa, que episódio após episódio, vêm dando um baile. Parece estar faltando algo às histórias vividas pelas personagens.
Melhor sorte tem tido Lília Cabral, que levou agora para a tevê a personagem Mercedes, protagonista da peça e do longa-metragem, baseados na obra da escritora gaúcha Martha Medeiros.
Aos 50 anos, Mercedes se vê divorciada, com dois filhos jovens, Bruno (Duda Nagle) e Thiago (Johnny Massaro), e em plana crise da meia-idade. A situação a leva a consultar um terapeuta que o público nunca vê. Pintora, ela tem como melhor amiga e confessora a galerista Tânia (Totia Meirelles).
Com roteiro adaptado de Marcelo Saback e direção de núcleo de Jayme Monjardim, Divã está repetindo na telinha o êxito que alcançou no palco e na tela grande. Grande parte do mérito é de Lília Cabral, uma atriz que transita entre o drama e a comédia com um olhar. Mas não é apenas seu talento que sustenta a série.
A qualidade do roteiro, que faz rir mas alcança bem mais densidade do que Tapas & Beijos, transforma Mercedes em uma mulher única, mas como tantas que conhecemos, em busca da felicidade, de seu lugar no mundo, independentemente do estado civil.
Serviço: As séries Tapas & Beijos e Divã são exibidas às terças-feiras, após a novela Insensato Coração, na RPCTV.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Governo Lula impulsiona lobby pró-aborto longe dos holofotes
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula