Prêmio Gralha Azul 2014Um Guairinha lotado e barulhento conheceu nesta noite de terça-feira os premiados das 14 categorias do Troféu Gralha Azul 2014, a mais tradicional premiação do teatro paranaense. E a transposição do denso universo do dramaturgo russo Anton Tchekhov foi a grande vencedora da temporada. "Tchekhov", da Ave Lola Espaço de Criação, venceu como melhor espetáculo do ano, além de melhor direção, texto adaptado, figurino e iluminação. "Tchekhov foi uma grande descoberta em minha vida. Ele foi um grande humanista. A sua valiosa obra é também uma ode ao teatro e à vida. Foram muitas noites sem dormir, um desafio imenso e, sobretudo, a responsabilidade de quem ama o teatro e busca fazer o melhor possível por ele", disse Ana Rosa Tezza, diretora do espetáculo. "Buscamos, através dessa montagem, carregar o ser humano ao lugar do sonho, do enlevo, da transformação, da poesia", completou."Tchekhov", dividiu as atenções com "Música do portão pra dentro MPB para crianças", que venceu em três categorias: melhor espetáculo infantil, direção e atriz coadjuvante.
O prêmio de melhor ator ficou com Felipe Sarrafo, por "Entre tantos contratempos". A melhor atriz, segundo os 13 jurados do Gralha Azul, foi Má Ribeiro, por "Bifes_1".
Uma quase torcida organizada aplaudiu a atriz, que, emocionada, agradeceu aos tantos trabalhos apresentados na temporada e a todos os palhaços de Curitiba. "Como disse alguém antes, eu gosto muito do que eu faço, recebo por isso e ainda recebo prêmios". Empolgada, até ameaçou cantar "Faroeste Caboclo".
Homenagens
O Prêmio Especial da noite foi entregue ao ator, diretor e produtor Jewan Antunes, por sua contribuição e militância no cenário teatral paranaense.
Valdevino Guerreira Teixeira, técnico e operador de luz do Centro Cultural Guaíra e profissional há mais de vinte anos, foi condecorado como Técnico do Ano. O Gralha Azul também prestou homenagem ao diretor Marcelo Marchioro, morto neste ano.
Confira abaixo a lista completa dos vencedores:
Melhor texto adaptado: Ana Rosa Terra, por "Tchekhov"
Melhor cenário: Guenia Lemos, por "Marlon Brando, Whiskey, Zumbis e Outro Apocalipses", e Aorelio Domingues, por "Entre tantos contratempos"
Melhor figurino: Cristine Conde, por "Tchekhov"
Melhor sonoplastia: Candiê Marques e Doriane Conceição, por "Entre tantos contratempos"
Melhor iluminação: Rodrigo Ziolkoeski, por "Tchekhov", e Wagner Corrêa, por "Marlon Brando, Whiskey, Zumbis e Outro Apocalipses"
Melhor revelação: Gabriel Comicholi, por "Satyricon Delírio"
Melhor ator coadjuvante: Wellington Silva, por "O Beijo no Asfalto"
Melhor atriz coadjuvante: Taciane Vieira, por "Música do portão pra dentro MPB para crianças"
Melhor ator: Felipe Sarrafo, por "Entre tantos contratempos"
Melhor atriz: Má Ribeiro, por "Bifes_1"
Melhor direção de espetáculo para crianças: Mauricio Vogue, por "Música do portão pra dentro MPB para crianças"
Melhor espetáculo para crianças do ano: "Música do portão pra dentro MPB para crianças", da Cia. Regina Vogue.
Melhor direção: Ana Rosa Tezza, por "Tchekhov"
Melhor espetáculo do ano: "Tchekhov", da Ave Lola Espaço de Criação
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião