Programção
Confira a programação completa do 1º Festival Palco Giratório SESC no Guia Gazeta do Povo
Agosto começa com muitas estreias no teatro e uma invasão de peças nacionais em Curitiba, dentro do Festival Palco Giratório do Sesc. Serão 19 espetáculos, em 25 dias, que trazem um panorama do que está sendo feito ao redor do país e proporcionam um ponto de encontro para artistas de diferentes estados.
A maior parte dos grupos passou por uma seleção nacional do Sesc, que escolheu 16 de 60 espetáculos para integrar esta edição da mostra itinerante, para a qual foram analisadas produções dos 27 estados e do Distrito Federal, que circulam pelo país ao longo do ano. Aqui, a maior parte das apresentações acontece no teatro Sesc da Esquina, com ingressos a R$ 10 e R$ 5.
"Buscamos o teatro de pesquisa, com exemplares especiais de dramaturgia. Mas fugimos do comercial e de espetáculos que já tiveram o devido reconhecimento", explica Deborah Belotti, gerente de cultura do Sesc no Paraná e uma das curadoras do Palco Giratório.
O festival representa a oportunidade de conhecer grupos com uma trajetória sólida e coerente, como o carioca Amok, que baseia sua dramaturgia no teatro físico, com enfoque no corpo do ator. Além de O Dragão, que tem depoimentos de pessoas que vivenciaram o conflito étnico entre palestinos e israelenses, o grupo apresenta na semana que vem Kabul, criação de 2009 que mostra a devastação da guerra no Afeganistão pelo prisma do relacionamento de dois casais.
O Teatro Independente, do Rio de Janeiro, também traz duas peças de seu repertório: Cachorro! e Rebú, do premiado Jô Bilac, que retoma o universo de Nelson Rodrigues. Opções imperdíveis para quem lida bem com o absurdo e o inusitado nas artes são No Pirex, da mineira Armatrux, e Dentro Fora, da gaúcha In.CO.Mo.DE.TE.
Paraná
O representante paranaense desta mostra itinerante é o grupo Delírio, do diretor Edson Bueno, que está rodando o país para uma série de 44 apresentações desde o início do ano e se apresenta no Sesc da Esquina dia 12. Nessas viagens, o grupo diz estar aproveitando muito bem o intercâmbio com integrantes das outras companhias do país. "Ficamos no mesmo hotel que os outros artistas, e isso permite muita troca de experiências", conta o ator Gustavo Saulle, que está no elenco de O Evangelho Segundo São Mateus.
A também curitibana Cia. Filhos da Lua apresenta o espetáculo infantil Ópera de Carvão e Flor, e a Cia. Manoel Kobachuk, especialista no teatro de bonecos, faz Encanta Brasil em três apresentações. Outra opção recomendada para maiores de 12 anos é A Galinha Degolada, da catarinense Persona Cia. de Teatro e Teatro em Trâmite, que aborda o delicado tema da doença mental degenerativa. O Sesc também promove durante o festival oficinas e bate-papos imperdíveis para quem tem interesse na área.
Serviço
Palco Giratório do Sesc 2011. De hoje até dia 27.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano