O improviso e o humor marcam as apresentações: daí, Gambiarra| Foto: Fotos: Divulgação

Serviço

Gambiarra fará dez apresentações gratuitas, sempre às 14 horas e às 17 horas. Confira as datas e locais das próximas performances e o artista convidado para intervir em cada uma delas:

Dia 27 – Marina Velloso, no Terminal Guadalupe

Dia 28 – Sueli Araújo, na Praça 19 de Dezembro

Dia 29 – Newton Goto, no Terminal Guadalupe

Dia 30 – Angelo Luz, no Largo da Ordem

CARREGANDO :)
Gambiarra foi criado para ser encenado fora do palco italiano
Artistas de outras áreas são convidados a intervir a cada nova apresentação
Atores da Cia. Elenco de Ouro interagem com espaço urbano
CARREGANDO :)

"Lâmpada instalada na extremidade de um comprido cabo elétrico para poder ser utilizada numa área relativamente grande." Assim, o dicionário Aurélio conceitua "gambiarra", termo que teve seu significado ampliado com o uso para expressar algo que foi feito sem muito apego a formatos fixos, ou seja, com aquele jeitinho típico brasileiro.

O princípio do improviso é a base do espetáculo Gambiarra, criado em 2008 pela curitibana Cia. Elenco de Ouro, após oito anos de pesquisa sobre a possibilidade de encenação teatral fora do espaço convencional do palco italiano. O novo local escolhido é democrático e permite a interação desejada pelo grupo: as ruas e praças da cidade.

Publicidade

Os atores Iria Braga, Alexandra Galcerán e Limerson Morales, sob a direção de Cléber Braga, apresentaram o espetáculo pela primeira vez em 2008, no festival Explosión de Arte Callejero, em Santiago, no Chile. Agora, com recursos do Prêmio Artes Cênicas na Rua 2009, da Funarte/MinC, pode colocá-lo em cartaz na cidade que o concebeu. Realiza até o dia 30 duas apresentações diárias, sempre às 14 horas e às 17 horas, em praças, ruas e até no supermovimentado Terminal Guadalupe (leia mais no quadroao lado). Certamente irá dar o que falar.

Performance?

A cada dia, um artista de Curitiba de uma área diferente é convidado para intervir no espetáculo dos atores da companhia. São eles: os artistas visuais Claudia Washington e Newton Goto, a bailarina Marilla Veloso, a dramaturga e diretora da Cia. Senhas de Teatro Sueli Araújo e o ator Angelo Luz.

Intervenção urbana? Teatro? As classificações não são importantes neste projeto que se propõe a invadir os limites entre as diferentes linguagens artísticas de modo a proporcionar uma outra vivência para o espaço público. "Gambiarra é uma intervenção cênica no corpo da cidade, promovendo encontros afetivos numa celebração de mitologias urbanas", diz o diretor.

Antes de ser visto no Chile, o espetáculo, ainda em construção, foi visto por aqui na Mostra Cena Breve de 2008, no Teatro da Caixa. Depois, foi apresentado no circuito off do Festival de Curitiba do ano passado.

Publicidade