O espetáculo “Krum”, da Brasileira.| Foto: Divulgação

A curitibana Companhia Brasileira venceu na noite de segunda-feira (18) o Prêmio Cesgranrio de Teatro, no Rio de Janeiro, na categoria melhor espetáculo para “Krum”. A peça, que ainda não veio a Curitiba, foi criada a partir de um texto do israelense Hanoch Levin. O trabalho ainda concorre como melhor espetáculo, melhor direção para Marcio Abreu e melhor iluminação para Nadja Naira na premiação da Associação dos Produtores de Teatro do Rio de Janeiro (APTR), que será divulgada em março.

CARREGANDO :)

“Projeto Brasil” também está na disputa pela melhor autoria (Giovana Soar, Marcio Abreu, Nadja Naira e Rodrigo Bolzan) e melhor ator (Rodrigo Bolzan) do APTR. Além disso, um dos prêmios mais prestigiados do teatro nacional, conferido pela revista eletrônica Questão de Crítica, do Rio de Janeiro, classificou a Brasileira em oito categorias entre os indicados que estrearam no segundo semestre de 2015. A premiação acontece em abril.

Publicidade

A peça “Projeto Brasil” concorre como melhor espetáculo, direção e dramaturgia (ambos para Marcio Abreu), ator (para Rodrigo Bolzan), atriz (Giovana Soar), cenografia (Fernando Marés) e direção musical/trilha original (Felipe Storino).

A pré-estreia aconteceu em Curitiba em setembro e depois o espetáculo percorreu outras cidades brasileiras. O retorno “a casa” deve ocorrer em breve, de 12 de fevereiro a 6 de março, uma longa temporada para os padrões atuais, no Teatro José Maria Santos.

O trabalho é formado por cenas com ou sem texto, cuja ligação é fazer uma reflexão sobre o país. A criação aconteceu ao longo de dois anos de pesquisas, durante uma itinerância da companhia pelo país que previa apresentações de outros espetáculos do repertório, oficinas e conversas com o público e artistas.

A Brasileira é uma das companhias mais premiadas no teatro nacional nos últimos anos, com destaque para os espetáculos “Vida”, “Esta Criança” e “Oxigênio”.

Boas chances
Publicidade