O Risorama, explica seu idealizador, Diogo Portugal, está mais para um show de rock do que para propriamente teatro. “É barulho do lado, garçom passando, mesas cheias nas apresentações”, compara. Uma das atrações do Festival de Teatro de Curitiba, a mostra dedicada à comédia tem início nesta quarta-feira (29) e vai até o dia 3 de abril no ParkCultural (anexo ao Parkshopping Barigui) com uma seleção de peso de humoristas em destaque de todo o país . O valor do ingresso é R$ 70 (inteira).
Para as apresentações deste ano, Portugal se antecipou o quanto pode para conseguir apoiadores e evitar sustos. “No ano passado, por muito pouco não cancelamos. Tomei muitos ‘nãos’. Foi tenso. Com o crescimento do festival, os custos começaram a aumentar”, conta o humorista, que se divide entre palco e organização, o que inclui as dores de cabeça. “Sou bem inquieto. Vou ao camarim, checo o palco, a iluminação. Eu quero recebê-los bem (os colegas humoristas). Eles estão na minha casa”, conta ele, que também se apresenta em cinco das seis noites.
No palco, revezam-se humoristas da velha e da nova geração. Sérgio Mallandro, Gustavo Mendes , Murilo Couto e Rafael Cortez. Entre os curitibanos, estão confirmados o grupo Tesão Piá (que também se apresenta no Regina Vogue), a atriz Bruna Louise e o comediante Miau Carrara.
Os mestres de cerimônia também são nomes em voga. O grupo Hermes e Renato, Danilo Gentili, Marco Luque, Marcela Leal e Márvio Lúcio (o Carioca, do “Pânico”) são nomes já confirmados para apresentar os colegas.
Com tanta história, o Risorama já poderia render um documentário. Isso está nos planos de Portugal. “Ainda estou procurando alguém para dirigir isso tudo. Mas é uma baita história: tenho imagens do Bruno Mazzeo novinho, do Fábio Porchat gordo, da Nany People ainda drag queen, Rafinha Bastos no início”, detalha.
Rafael Portugal
Entre os principais destaques está a apresentação do ator carioca Rafael Portugal, do elenco do canal Porta dos Fundos e do humorístico “A Culpa é do Cabral”, do Comedy Central (do qual também comparecem Rodrigo Marques e Thiago Ventura), que também vem se destacando com sua apresentação solo, uma novidade para ele. “Não digeri muito bem quando me pediram para fazer um espetáculo sozinho porque eu gosto de estar em grupo. Mas lá no fundo eu sempre tive a necessidade de fazer alguma coisa minha, apresentando as minhas ideias ”, afirma ele.
Em sua estreia no Risorama, ele assume estar apreensivo. “Eu estou bem assustado, é uma responsabilidade... Tem um monte de comediante que sou fã. Mas o clima é maravilhoso. O bom é que o público vai lá já pronto para rir, já está aberto a isso”, diz ele.
Programação
29/3 (quarta-feira)
Diogo Portugal
Gustavo Mendes
Mhel Marrer
Rafael Portugal
Rodrigo Capella
Thiago Ventura
30/3 (quinta-feira)
Dinho Machado
Gustavo Mendes
Marcelo Marrom
Rafael Cortez
Tesão Piá
Mestres de cerimônia: Hermes e Renato
31/3 (sexta-feira)
Diogo Portugal
Geraldo Magela
Léo Lins
Murilo Couto
Rey Biannchi
Mestre de cerimônia: Danilo Gentili
1/4 (sábado)
Hallorino Jr. (Carmo)
Diogo Portugal
Evandro Santo
Victor Sarro
“Dupla de Dois” (Rominho Braga e Lucas Salles)
Mestre de cerimônia: Marco Luque
2/4 (domingo)
Ben Ludmer
Diogo Portugal
Fabio Rabin
Nil Agra
Rodrigo Marques
WMarcão
Mestre de cerimônia: Marcela Leal
3/4 (segunda-feira)
Diogo Portugal
Guri de Uruguaiana
Maurício Meirelles
Miau Carraro
Sérgio Mallandro
Mestre de cerimônia: Carioca
Serviço:
14ª edição do Risorama
De 29/3 a 3/4
Abertura da casa: 18h30 (de segunda a sábado) e 17h30 (domingo)
Ingressos: R$ 70 No ParkCultural (anexo ao Parkshopping Barigui - Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 – Mossunguê)
“Guerra” entre Mais Médicos e Médicos pelo Brasil prejudica quase 4 mil profissionais de áreas vulneráveis
DeepSeek reacende alerta sobre coleta de dados por IA, e especialistas cobram fiscalização
Governo e oposição se unem em festa por Hugo Motta; assista ao Sem Rodeios
Regulação das redes sociais pode ser apresentada na próxima semana, diz ministro
Deixe sua opinião