O Festival Palco Giratório está na cidade, para alegria de quem gosta de assistir a gêneros diversos de teatro.
Serão duas semanas de apresentações, promovidas pelo Sesc, com companhia de Roraima e Rio Grande do Norte, entre outras, com dramas, comédias e dança.
A maioria das apresentações acontece na Cia. dos Palhaços (em sua nova sede, no bairro Seminário), mas há também sessões no Teatro da Praça de Araucária.
No dia 21, as “Três Irmãs” de Anton Tchékhov serão apresentadas na linguagem do circo, no que promete ser uma adaptação instigante. Outras peças são resultado de criações baseadas em contos regionais do Brasil.
Uma grande vantagem dessa opção variada de espetáculos é a curadoria por que eles passam até chegar ao público. Ao longo do ano, a mesma série de peças é levada ao redor do país. A única representante paranaense foi “Vigor Mortis Jukebox Vol.1”, que teve uma apresentação no último domingo (9).
Veja a programação:
“O Descotidiano”, com a Cia. do Relativo (de São Paulo)
Local: Cia dos Palhaços, às 20h
No espetáculo de circo, um ser excêntrico e solitário busca uma motivação para sorrir manipulando objetos do cotidiano que vão de colheres e livros, passando por xícaras, vassouras e pás de lixo, além de objetos clássicos do malabarismo.
“Plural”, com a Cia. de Teatro Nu Escuro (de Goiás)
Local: Cia dos Palhaços, às 15h
Neste espetáculo adulto, a trama é tecida pelas histórias de uma menina chamada Maria. A narrativa segue costurando memórias, do universo rural ao urbano, entre o drama e a poesia, o trágico e o humor. Inspirada nas histórias reais das mães dos integrantes da Cia. de Teatro Nu Escuro.
‘O Cabra Que Matou as Cabras”, da Cia. de Teatro Nu Escuro (de Goiás)
Local: Colégio Estadual do Paraná, às 15h
Nesta comédia farsesca, um advogado vigarista, que sobrevive dando pequenos golpes em seus clientes, vê-se envolvido em um caso de assassinatos de cabras e bodes. A comédia lida com as relações de poder e hierarquia.
“O Som das Cores”, da Cia. Catibrum (de Minas Gerais)
Local: SESC da Esquina, às 20h
O espetáculo de bonecos é inspirado em fantasias literárias. Conta a história da jovem Lúcia, que se aventura no mundo do impossível. Do subterrâneo das estações de metrô ao universo infinito de sua imaginação, ela terá que enfrentar seus medos e todos os seus inimigos.
“Boi de Piranha”, com a Cia Boi de Piranha (de Roraima)
Teatro da Praça Araucária, em Araucária, às 19h
O drama retoma a história da construção da estrada de ferro Madeira-Mamoré, conhecida como “Ferrovia do Diabo”, bem como a batalha da borracha no Norte do Brasil.
“As Três Irmãs”, da Cia. Traço Cia. de Teatro (de Santa Catarina)
Local: Cia dos Palhaços, às 20h
Neste espetáculo de circo tragicômico, as irmãs Olga, Maria e Irina desejam retornar cidade natal, de onde saíram 11 anos antes com o pai, general. Ainda mais importante que o plano dos acontecimentos é a exposição dos conflitos que se estabelecem entre o plano da vida material – o cotidiano – e o plano espiritual – a eternidade. A peça parte do clássico texto do dramaturgo russo Anton Tchékhov, mas usando a técnica do palhaço.
“Guerras Formigas e Palhaços”, com o grupo Estação de Teatro (do Rio Grande do Norte)
Gênero: Tragicômico
Local: Teatro da Praça Araucária, às 19h, em Araucária
A peça tragicômica apresenta dois militares que são os últimos remanescentes de um batalhão de combate e se encontram perdidos em uma guerra. Ao tenente e ao soldado cabe agora a tarefa de defender o pequeno território ainda não tomado pelas forças inimigas. Ambos sabem que a única forma de saírem vivos da situação é a possível chegada de reforços. O que será que acontece?
DANÇA
“Divino”, com o Núcleo Atmosfera (do Rio de Janeiro)
Local: Sesc Água Verde, às 14h30
O espetáculo de dança mostra os bailarinos nus. Trata-se de um corpo que se constrói culturalmente e busca, por meio da arte, explorar a identidade de um povo, suas urgências e suas manifestações culturais mais marcantes para dimensionar o registro historiográfico que relaciona o patrimônio cultural (material e imaterial) com o panorama atual desse patrimônio.
OFICINAS
Oficina Manipulação de objetos não convencionais e improvisação cênica
Ministrante: Cia do Relativo
Local: Colégio Estadual do Paraná
*Oficina fechada para alunos do Curso de Formação de Atores do Colégio Estadual do Paraná
Oficina: O ator e a manipulação direta
Ministrante: Catibrum Teatro de Bonecos
Local: UFPR Praça Santos Andrade / Sala da Cia PalavrAÇÃO
Horário: 13h às 19h
Oficina: O ator e a manipulação direta
Ministrante: Catibrum Teatro de Bonecos
Local: UFPR Praça Santos Andrade / Sala da Cia PalavrAÇÃO
Horário: 10h às 11h30
Oficina: “Palacorpo – a necessidade de criar”
Ministrante: Grupo Boi de Piranha
Local: UFPR Praça Santos Andrade / Sala da Cia PalavrAÇÃO
Horário: 14h às 18h