O grupo Satura, que veio de Petrópolis, estreou o espetáculo Porão de Baleias na tarde de sexta-feira (04) no Café Teatro Toucher La Lune. O espetáculo é uma tragicomédia escrita por William Esteves, que também interpreta o personagem central da trama, Arthur. A peça conta a história de Helena, uma mulher que foi sequestrada pelo marido, Arthur, e o cunhado Luis. Pedro é contratado para tomar conta dela no cativeiro, mas seu único desejo é ver o mar e as baleias. “É um espetáculo que prende muito a atenção das pessoas. O público fica o tempo todo ligado e tem momentos de humor negro, mas a plateia consegue relaxar também e em alguns momentos soltar o riso”, conta Esteves.
Durante os 70 minutos em que o público fica confinado no porão junto com Helena, os personagens se desenvolvem e se mostram aos poucos para a plateia. “Eu me identifico muito com o Luis. Acho muito bacana o jeito malandro de ser, o jeito carioca. O mais legal do meu personagem é que ele entra nessa roubada por uma questão de amor”, conta o ator Mauricio Manzini. Além dos elementos dramáticos, cômicos e trágicos, a peça tem toques de suspense que mantêm o público preso à história.
Esteves conta que quando começou a escrever o roteiro já pensava nos atores que poderiam interpretar os personagens. “Assim que o texto ficou pronto eu chamei essas pessoas que já tinham trabalhado comigo para ler, e todos ficaram encantados com e toparam encarar essa loucura que é o Porão de Baleias”, brinca. “A ideia é o público se sentir dentro desse porão junto com a Helena, preso ali dentro. Quando ela relaxa e vai se soltando o público também vai junto, a ideia é essa”, conta o autor, que pede para a plateia divulgar o espetáculo, mas completa: “Só não conta nada!”
serviço
A peça tem mais duas apresentações na mostra Fringe do Festival de Curitiba. No sábado, 4, o grupo se apresenta às 17 horas e no dia 5, domingo, às 20h. Todas as apresentações são no Café Teatro Toucher La Lune. A classificação é 12 anos e os ingressos custam R$ 20.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas
Centrão defende negociação para tentar conter excessos do STF em 2025
Juízes e desembargadores que jantaram com Luciano Hang são alvo de investigação do CNJ