Se você acompanhou “A Regra do Jogo” e prestava atenção ao núcleo falido da família Stewart, pode ter experimentado reações flutuantes no que se referia à personagem Janete, vivida por Suzana Pires. Ao mesmo tempo em que a manicure provocava imediata identificação pela atitude batalhadora, capaz de sustentar uma família de encostados com seu salário, sua vida amorosa pouco afortunada era motivo de emoções que variavam da pena à raiva: afinal, como cabia tamanha ingenuidade a alguém tão vivida?
Transportada para o teatro, a intérprete de Janete oferece uma miríade de impressões sobre o universo feminino em “De Perto Ela Não é Normal!”, monólogo que chega neste fim de semana (sábado, às 21h; domingo, às 19h) a Curitiba, no Teatro Regina Vogue. O texto é da própria Suzana e a direção é de Flavio Garcia da Rocha.
A obra vem sendo escrita há uma década, pelo menos, mesma época em que foi montada pela primeira vez. “Há passagens biográficas, mas eu me inspiro na observação de personagens reais. E elas vão mudando muito ao longo dos anos”, conta Suzana, que assume múltiplas identidades sobre o palco. Exemplo é a versão da mulher malhada da atriz, que anos atrás apenas ia à academia e hoje tem blog e influencia outras musas.
Material
Suzana aproveita o fim dos espetáculos para garimpar fontes. “Adoro quando vão grupos de amigas, mas os homens, principalmente os mais velhos, se divertem porque saber algumas coisas desse universo é libertador para eles”, afirma. O público é convidado a tirar uma selfie com a atriz, podendo se caracterizar em um pequeno estúdio armado no local de apresentação. É nessa hora que ela colhe mais histórias e garante o ‘frescor’ de seu texto.
Teatro Regina Vogue (Av. Sete de Setembro, 2.775). Sábado, às 21h. Domingo, às 19h. Ingr.: R$ 35 (meia-entrada) a R$ 70 (inteira).
“Eu escrevo muito com o coração e a abrangência do texto é grande. A classificação indicativa é 12 anos. As meninas que vão à peça são minhas amigas de Twitter”, ri ela, que é formada em Filosofia.
Roteirista
Em 2016 a porção roteirista será bastante exigida de Suzana, que vai compor a equipe de autores de uma novela da Globo pela segunda vez. Ela escreve, junto com Walther Negrão e Julio Fischer, “Sol Nascente”, trama das seis protagonizada por Giovanna Antonelli e com previsão de estreia para setembro. Ela também colaborou em “Flor do Caribe”, outro folhetim de Negrão, e no humorístico “Os Caras de Pau”.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares