Um autor paranaense – ou que tenha residência estabelecida no estado por, no mínimo, dois anos – pode ter seu texto compondo parte da história do grupo Teatro de Comédia do Paraná, um dois mais tradicionais do gênero.
Fundado em 1963, o grupo teve como primeiro diretor Cláudio Correa e Castro – responsável pela adaptação de “Um Elefante no Caos”, de Millôr Fernandes. O TCP também foi responsável, em 1974, pelo espetáculo inaugural do auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão), com a peça “Paraná, terra de todas as gentes”, de Adherbal Fortes e direção Maurício Távora.
Para retomar os trabalhos no primeiro semestre de 2016, um processo seletivo foi aberto por força de edital de dramaturgia assinado no fim de outubro entre o Centro Cultural Teatro Guaíra e a Secretaria de Estado da Cultura, cuja data limite para inscrição se estende até o dia 15 de janeiro de 2016.
O trabalho escolhido será dirigido por Alexandre Reinecke – que também vai assinar a seleção de cenários e figurinos – e somente será considerado válido o texto em que o proponente assine também sua autoria e que não tenha sido divulgado previamente por qualquer meio de comunicação, ou seja, inéditos.
O resultado do processo será divulgado no dia 15 de fevereiro de 2016 através do site www.teatroguaira.pr.gov.br para posterior estreia e turnê por diversas cidades do Paraná.
Outros espaços
Além do auditório principal, outros espaços que compõem o Centro Cultural Teatro Guaíra – Salvador de Ferrante (Guairinha), Glauco Flores de Sá Brito (Mini) e José Maria dos Santos estão com editais de ocupação abertos, com a data limite de inscrição prevista para o dia 29 de janeiro de 2016. Os resultados serão divulgados dia 19 de fevereiro.
Há espaço para sete espetáculos direcionados ao público adulto e três que tenham em foco o infantil, no período de abril a agosto de 2016. Os interessados deverão apresentar a solicitação, em envelope lacrado com as seguintes informações: ficha cadastral, sinopse do texto ou roteiro, proposta artística da montagem, documentos de liberação (direitos autorais de dramaturgia e de música), ficha técnica, currículo do proponente entre outros documentos.