Um retrato excepcional pintado pelo grande mestre italiano Ticiano, recoberto por outra pintura e redescoberto mais de 400 anos depois, será oferecido em leilão em dezembro. A expectativa é que seja vendido por mais de US$ 9 milhões.
Revelado por raios X e restaurado à custa de grande trabalho, o "Retrato de uma senhora e sua filha", de Ticiano, estava inacabado quando o mestre renascentista morreu, em 1576, e foi recoberto por uma pintura de "Tobias e o anjo", provavelmente feita por um dos discípulos de Ticiano, Leonardo Corona.
- É uma tela de beleza singular. Existe uma intimidade na relação entre mãe e filha. Não há dúvida alguma disso - comentou Francis Russell, vice-presidente da casa de leilões Christie's, na sexta-feira (16), quando o quadro foi rapidamente exposto aos possíveis interessados no leilão.
As camadas de tinta que escondiam o retrato original o preservaram dos estragos do tempo, e a ausência de verniz protetor fez com que o restaurador Alec Cobbe percebesse que estava se aproximando do original quando alcançou uma camada de sujeira que a recobria.
A tela mostra uma mulher jovem olhando com calma da tela, com seu braço esquerdo envolvendo, em um gesto protetor, o ombro de uma menina que olha para cima, com expressão de reverência.
A tela é única não apenas porque Ticiano (cujo nome real foi Tiziano Vecellio) raramente pintava mulheres, como também porque acreditava-se até agora que nunca tivesse pintado uma mãe e filha juntas.
Não existe registro da obra, provavelmente pintada na década de 1550, quando Ticiano, já idoso, era o pintor mais famoso e procurado da Itália. Acredita-se que ela retrate a própria filha do artista, Emelia, e a filha dela.
O quadro irá a leilão pela primeira vez em sua forma nova, mas original, no dia 8 de dezembro, em Londres.
Deixe sua opinião