Atualizado em 28/03/2006 às 19h40
Protestos e passeatas marcaram a terça-feira (28) na capital paranaense e no interior do estado. A biodiversidade e os transgênicos levaram milhares de pessoas e estudantes a participar de uma caminhada em Curitiba. Pela manhã, cerca de 10 mil professores estaduais foram os protagonistas de manifestações em várias cidades.
Transgênicos
Em Curitiba, a passeata da Via Campesina iniciou na Praça Santos Andrade por volta das 9h30. Ao meio dia, os manifestantes chegaram à Embratel Convention Center, no Shopping Estação, onde estão reunidos os participantes da 8.ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP8), evento da ONU. Eles pediram para que o governo federal mantenha a posição contra as sementes "terminator", que produz grãos estéreis.
Além da proibição, mais dois pedidos estavam na pauta da passeata. Os manifestantes cobraram também um aumento da fiscalização contra o plantio de milho transgênico e que a rotulagem dos produtos geneticamente modificados seja aplicada em todo o Brasil.
Biodiversidade
O Greenpeace também promoveu uma passeata nesta terça-feira na capital. Mil e quinhentos estudantes se reuniram ao meio-dia na Praça Osvaldo Cruz e caminharam até ao Shopping Estação. Os estudantes, com idade entre seis e 12 anos, vestiram fantasias e máscaras e desfilaram pela Avenida Marechal Floriano Peixoto. O tema da manifestação, que reuniu cerca de 50 instituições, foi "Samba pela Vida" para lembrar a importância da biodiversidade.
O trânsito na região ficou caótico. A Urbs, empresa que administra o transporte coletivo da capital, teve que modificar a rota dos ônibus biarticulados, pois a canaleta na Avenida Marechal Floriano Peixoto ficou completamente ocupada. Os ônibus tiveram que seguir pela Avenida Silva Jardim, que também acabou sofrendo com o alto tráfego.
Após receber a Ministra do Meio Ambiente, Marina da Silva, os integrantes das duas manifestações encerraram os atos às 13h30.
Os professores reivindicaram reajuste salarial. Veja como foi o protesto em Curitiba e no interior do estadoVeja imagens da manifestação dos estudantes na reportagem em vídeo do ParanáTV
Confira no slideshow as fotos dos protestos
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião