Em artigo publicado no jornal Le Monde, a jornalista Véronique Mortaigne apontou semelhanças entre a nova música de David Bowie, "Sue (or In A Season of Crime)" inédita da compilação Nothing Has Changed , e a canção "Cais", parceria de Milton Nascimento e Ronaldo Bastos, lançada no disco Clube da Esquina (1972). "Ouvir Sue (or In A Season of Crime) faz recordar imediatamente o sucesso (gravado por muitos artistas) de Milton Nascimento incluindo a sua melodia linear", diz o texto.
Há notas idênticas em ambas as melodias. A canção de Bowie foi produzida pelo próprio artista com Tony Visconti, tendo a participação da Maria Schneider Orchestra. Schneider, lembra Mortaigne, sempre afirmou sua admiração pelos grandes compositores da música popular brasileira, dizendo, por exemplo, que para uma ilha deserta levaria um disco de Ravel, mas também Egberto Gismonti e João Gilberto.
A discussão levou Maria Schneider a escrever um e-mail a Milton e Bastos na madrugada de quinta-feira. "Ela se colocou muito bem no e-mail, de maneira muito elegante, preocupada com o que nós poderíamos pensar. Ela disse que, apesar de ter uma grande admiração por "Cais", nem ela nem Bowie tiveram a intenção de fazer referência", conta Bastos. O letrista diz que ouviu a música antes da publicação do artigo do Le Monde e não notou semelhanças. Depois, notou sequências harmônicas e notas parecidas, mas não reconhece em "Sue" um plágio.
Para Bastos, a música lembra a atmosfera dos arranjos de Minas (1975), disco de Milton produzido por ele, especialmente "Trastevere", parceria dos dois. Ele diz que a "estranheza" de "Sue" também parece com seu Liebe Paradiso, CD de canções feitas com Celso Fonseca lançado em 2011.
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