Os dramaturgos da América Latina ganham atenção especial, neste ano, durante o 2.º Ciclo de Dramaturgia Ciclo de Novas Leituras, promovido pelo Centro Cultural Teatro Guaíra. A estréia, na noite desta terça-feira (4), no palco do Teatro José Maria Santos, em Curitiba, será com o texto "Potestad", do argentino Eduardo Pavlovsky.
Para este ano estão programadas mais oito sessões: "Dos Amores y um Bicho", de Gustavo Ott (Venezuela); "La Farra", de Rodolfo Santana (Venezuela); "La Técnica del Hombre Blanco", de Victor Viviescas (Colômbia); "Estrela de Orinoco", de Emilio Carballido (México); "Flores de Papel", de Egon Wolff (Chile); "El Fabricante de Deudas", de Sebastian Salazar Bondy (Peru); "La Casa Vieja", de Abelardo Estorino (Cuba); "Asunto Terminado", de Ricardo Prieto (Uruguai). Em dezembro está previsto um debate final que terá como tema "A Dramaturgia Latino-Americana Contemporânea".
O projeto teve início no ano passado, realizando leituras dramáticas de textos inéditos a cada 15 dias. Este ano as leituras serão realizadas apenas uma vez por mês, sempre na primeira terça-feira. O Ciclo de Leituras conta com o apoio da Casa da Espanha, nas traduções dos textos. O evento tem curadorria de Fernando Kinas.
Primeiro texto "Potestad" é um monólogo que aborda os anos da ditadura militar argentina, através de um relato fragmentado, distorcido e transformado em mosaico de acontecimentos perturbadores que parecem seguir uma lógica determinada. Em cena está um médico, que, assim como o autor Pavlovsky, é psicoterapeuta, casado com uma mulher que não consegue engravidar.
A leitura desta terça tem direção de Fátima Ortiz, coordenadora do espaço Pé no Palco.
Confira a programação dos teatros
Serviço: "Potestad". Texto de Eduardo Pavlovsky. Direção de Fátima Ortiz. Terça-feira (4) às 20 horas. Teatro José Maria Santos (Rua Treze de Maio, 655) Tel.: 3322-7150. Entrada franca.
Em recado ao STF, Alcolumbre sinaliza embate sobre as emendas parlamentares
Oposição quer comando da comissão de relações exteriores para articular com direita internacional
Lula abre espaço para Lira e Pacheco no governo e acelera reforma ministerial
Trump diz que “definitivamente” vai impor tarifas à União Europeia
Deixe sua opinião