O cantor Thiaguinho estreia a carreira solo em Curitiba neste sábado (4) no Expotrade Convention Center. O show apresenta o primeiro álbum do cantor e o DVD "Ousadia & Alegria", depois da saída dele do Exaltasamba. O grupo Sambô vai abrir o show, marcado para as 23h30.
>>Veja o serviço completo do show no Guia Gazeta do Povo.
O Caderno G conversou com o Thiaguinho,que falou sobre a nova fase e também sobre a polêmica declaração de que ele teria mudado o samba. Leia a entrevista completa:
Como está a carreira solo? O que é mais fácil e mais difícil do que você imaginava?
Thiaguinho: Estou no caminho certo! Está tudo como eu planejei.. Meu Deus! Nem eu sabia que era tão querido assim! A força que os fãs estão me dando e o carinho que eu tenho recebido parece que duplicaram. Estou transbordando de alegria. Não vejo coisas ruins na minha profissão... Faço o que amo e as pessoas gostam do que faço. Seria um desrespeito com a realização do meu sonho achar defeito nesse sonho.
O que motivou a sua saída do Exaltasamba? Por que quis seguir em carreira solo?
Thiaguinho: O motivo é profissional. Seria hipocrisia dizer que não queria ter um trabalho sozinho, ter autonomia total, independência musical. Agora enfrento um desafio definitivo. A responsabilidade sempre foi grande, mas agora é muito maior. O trabalho tem a minha assinatura, meu nome. É todo mérito ou demérito meu.
Quais são as expectativas para essa nova fase?E o show aqui em Curitiba?Thiaguinho: Minha carreira está, como sempre, nas mãos do povo. Enquanto eles gostarem da minha música e de mim, estarei tocando nas rádios e fazendo sucesso, e graças a Deus e a eles, isso vem acontecendo há 10 anos. O show vai ser ótimo!
Como foi o primeiro show sozinho? E a gravação do primeiro DVD solo?
Thiaguinho: Indescritível! Recebi tanto carinho! E tem sido assim em todos os shows. A gravação do DVD foi um momento que eu nunca esquecerei e que, graças a Deus, foi gravado. O DVD está do jeito que eu sonhei. Maravilhoso!
Uma declaração sua, de que teria mudado um pouco a história do samba, provocou uma certa polêmica entre os sambistas mais antigos. No que você acha que contribuiu para o estilo musical e por que acha que a declaração deu tanto o que falar?
Thiaguinho: Eu não disse que mudei a história do samba. Disse que mudei "um pouco" o jeito da galera de hoje em dia fazer samba. Assim como vários compositores ao longo do tempo, mudaram um pouco também. E isso é natural e consequente. A frase foi distorcida pela mídia e a consequência foram comentários sobre uma frase que nunca foi dita pela minha boca.
Existe algum projeto, um sonho, ou uma parceria (alguém com queira cantar, por exemplo) que está na lista das coisas eu você deseja realizar?
Thiaguinho: Ah, sim! Existem várias pessoas na minha lista! Artistas que eu admiro e tenho vontade de trabalhar junto! Aguardem e verão!
Como funciona seu processo de composição? No que se inspira?
Thiaguinho: Me inspiro no povo! Não existe inspiração melhor que a história de vida do povo brasileiro! Não tem hora e nem lugar! É Deus quem manda.. Não tem nem como escolher hora ou lugar. Deixo fluir!
Você tem muitos amigos famosos, como o Neymar. Vocês tem contato sempre? Que outros famosos fazem parte do seu ciclo de amizades? Alguma de suas músicas é em homenagem a algum deles? Qual?Thiaguinho: Tenho vários amigos mesmo! Famosos e não famosos... A amizade é fundamental pra vida! Tenho uma música chamada "A amizade é tudo" que é pra todos eles!
Me fala um pouco de vc. O que você gosta de fazer quando não está cantando?
Thiaguinho: Sou tranquilo! Gosto de ficar com as pessoas que eu amo! Comemorando o que há de bom e refletindo no que melhorar.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”