O líder do Radiohead Thom Yorke lançou ontem seu álbum solo, Tomorrows Modern Boxes, de surpresa na internet. O músico está vendendo o disco por US$ 6 (R$ 14,54) por meio da ferramenta BitTorrent, que permite realizar o download de arquivos colocados em sites.
Em um comunicado oficial, Yorke diz que, se sua jogada for bem-sucedida, poderá "revolucionar a indústria da música". "É um experimento para ver se os mecanismos do sistema são algo com que o público geral consegue lidar", escreveu o músico.
"Se funcionar bem, poderá ser uma forma eficiente de dar às pessoas que estão criando seus trabalhos um pouco do controle do mercado da internet. Permitindo a essas pessoas que fazem música, vídeo ou qualquer outro tipo de conteúdo digital, vender seus produtos elas mesmas. (...) Se funcionar, qualquer pessoa poderá fazer isso da mesma forma que fizemos."
Yorke é um grande crítico dos formatos de distribuição on-line, tendo questionado anteriormente os royalties pagos a artistas por serviços de streaming como o Spotify. Em 2007, sua banda Radiohead fez outro lançamento curioso ao divulgar o álbum In Rainbows em um formado "pague o quanto quiser".
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião