Em comunicação, ruído consiste em tudo aquilo que atrapalha a transmissão correta das mensagens. Evitá-lo, portanto, é uma regra básica para qualquer emissor. Na televisão, não há exemplo melhor dessa eficiência do que o programa Ensaio, notório por apresentar os maiores nomes da música brasileira em momentos intimistas. No ar desde os anos 60, a atração abre mão de qualquer tipo de pirotecnia. Não há cenário, a iluminação é mínima e o entrevistador não aparece. O destaque é o músico, e ponto final.
Depois de lançar em DVD uma das participações de Elis Regina no programa, em 1973, a gravadora Trama acaba de soltar no mercado outras duas edições históricas do Ensaio. Tratam-se das apresentações de Tim Maia e Gal Costa, registradas, respectivamente, em 1992 e 1994. Além da qualidade musical indiscutível, os discos trazem entrevistas afiadas, nas quais os artistas revelam detalhes do início de suas carreiras.
Tim Maia (1942 1998) aparece como um dínamo. Fala sem parar, narra suas aventuras nos EUA (de onde foi deportado) e arrisca um papo metafísico sobre o sentido da vida. Na época da gravação, havia sido "redescoberto" pelo grande público após um período de pouca popularidade. O repertório, baseado no CD Ao Vivo, é um verdadeiro desfile de hits: "Vale Tudo", "O Descobridor dos Sete Mares", "Primavera", "Você", etc.
Gal Costa, mesmo mais tímida, também solta o verbo sobre seus primeiros anos como cantora especialmente no tocante à amizade com os outros Doces Bárbaros. Um reflexo da fase que vivia em 1994, ano do experimental e polêmico show O Sorriso do Gato de Alice, dirigido por Gerald Thomas. Aqui, Gal canta temas de praticamente todos os compositores do primeiro time de Caetano a Gil, passando por Chico, Caymmi e Vinicius, entre outros.
A Trama promete vender, até o fim do ano, os "ensaios" de Tom Zé e Baden Powell, além de outra apresentação de Elis. Como o acervo do programa é enorme, que venham outros lançamentos!
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Deixe sua opinião