GUIA GAZETA DO POVO
Veja o serviço completo do musical
Carreira
O musical traz 25 músicas de Tim Maia, entre elas:
"Réu Confesso"
"Vale Tudo"
"Azul da Cor do Mar"
"Me Dê Motivo"
"Não Quero Dinheiro"
"Gostava Tanto de Você"
"Little Darling" (cantada com Roberto Carlos na época do grupo Sputiniks)
Álbums
Tim Maia lançou 46 discos em toda a profícua carreira, sendo 15 póstumos. Principais destaques:
Tim Maia (1970)
Tim Maia (1971)
Tim Maia Racional, Vol. 1 (1975)
Tim Maia Racional, Vol. 2 (1976)
O Descobridor dos Sete Mares (1983)
Sossego (1991)
Uma homenagem que queira ser fiel à persona de Tim Maia precisa driblar a onda do politicamente correto que, para muitos, assola as artes no país. E é assim que Tim Maia Vale Tudo, O Musical (veja o serviço completo) chega aos palcos. Logo no início, uma brincadeira com a duplicidade de significados da palavra "baseado" dá o tom jocoso e irreverente do espetáculo.
Em cartaz nos dias 24 e 25 de setembro no Teatro Guaíra, o espetáculo conta a carreira de um dos inventores da música soul brasileira com a devida dose de vícios e amor livre que a caracterizou 13 anos após sua morte, completados em março deste ano, uma mulher conseguiu autorização da Justiça carioca para a exumação do corpo do astro, alegando ser sua filha.
"O Tim era politicamente incorretíssimo", conta o amigo pessoal e biógrafo Nelson Motta, que conversou com a Gazeta do Povo por telefone. "O musical tem incontáveis bauretes [baseados], viagens de ácido e até o que o Tim apelidou de triatlo: fumar um baseado, cheirar uma carreira de pó e beber um copo de uísque", conta. Na obra, esse último é musicado pela trilha do filme Carruagens de Fogo. "O público morre de rir", promete Motta, autor da mais preciosa fonte de informação sobre o cantor a biografia Vale Tudo O Som e a Fúria de Tim Maia, com 160 mil cópias vendidas desde o lançamento em 2008.
Além do respeito ao estilo de vida do autor de "Sossego" e "O Descobridor dos Sete Mares", o musical marcou um gol, na definição de Motta, ao escalar Tiago Abravanel para viver o artista.
Neto do apresentador Silvio Santos, o garoto de 23 anos já atuou em nove musicais e conquistou o diretor João Fonseca logo que iniciou seu teste para participar do elenco. "Ele arrasou e o João não quis mais ouvir ninguém", conta Motta.
A boa atuação de Tiago levou até a alterações no roteiro do espetáculo, que inicialmente previa diálogos entre o Tim novo e o Tim quarentão. "Mas o Tiago era tão completo que isso mudou a estrutura do musical."
Falando em estrutura, a obra opta pela metalinguagem: os personagens volta e meia saem de seus papéis para encarnar um narrador que explica o funcionamento do musical. "Vale tudo", avisa logo no começo um deles.
A alegria da plateia é tensa, já que os fãs sabem que ao final chegará a encenação da morte de Tim o cantor passou mal durante um show no Teatro Municipal de Niterói, em março de 1998, sofreu duas paradas cardiorrespiratórias e saiu de ambulância. Foi seu último show. A tristeza é amenizada por 15 minutos de encerramento em estilo bailão, em que o público costuma levantar para dançar.