O escritor norte-americano Tom Clancy morreu ontem, aos 66 anos, em um hospital de Baltimore, nos Estados Unidos. Clancy ficou conhecido pelos best sellers de espionagem centrados no período pós-Guerra Fria, vários dos quais foram adaptados ao cinema.
Sua estreia literária ocorreu com Caçada ao Outubro Vermelho, um thriller sobre um capitão soviético que decide desertar para os EUA a bordo de um submarino nuclear e provoca um impasse entre as duas superpotências da Guerra Fria.
Seus livros ficaram famosos pelo nível de detalhamento técnico do aparato militar que figura em suas obras. Seu conhecimento provinha, em parte, do seu hábito de leitor voraz de publicações militares.
Seus romances originaram filmes como A Caçada ao Outubro Vermelho (1990), Jogos Patrióticos (1992) e A Soma de Todos os Medos (2002), estrelados, respectivamente, por Alec Baldwin, Harrison Ford e Ben Affleck, todos no papel de seu personagem mais famoso, o agente da CIA Jack Ryan. Ainda neste ano estreia Shadow One, com Chris Pine assumindo o posto.