"Paiol de pólvora". Esta música foi composta por Vinícius de Moraes e Toquinho nos anos 70 para homenagear um antigo depósito de pólvora que ganhou ares de espaço cultural de Curitiba há 35 anos: o Teatro Paiol. E este mesmo local reabre na noite desta terça-feira (7) com um dos principais parceiros de Vinícius subindo no palco do teatro, a partir das 20h. É Toquinho, um dos fortes nomes da MPB brasileira, e que por sinal também esteve na inauguração do espaço, em 1971, ao lado do próprio Vinícius, de Marília Medalha e do Trio Mocotó, retorna para Curitiba em uma data mais do que especial.
Melhorias
Após quatro meses fechado, e de um investimento de mais de R$ 297 mil, o Teatro Paiol reabre na exata data de sua inauguração, completando 35 anos de serviços prestados a cena cultura da capital paranaense. A data também marca os cem anos do prédio que abriga o auditório. O Paiol era um antigo depósito de pólvora que foi transformado em teatro em um projeto do arquiteto Abrão Assad. Em outubro de 2005, o teatro foi fechado para uma completa recuperação. Entre as melhorias estão as obras no telhado, piso, reforma no forro, revestimento e isolamento térmico e acústico. Um novo palco também foi incorporado ao espaço e as poltronas foram substituídas. Os banheiros e os camarins, além da parte elétrica, também receberam atenção durante as reformas. O paisagismo da Praça Guido Viaro, onde se localiza o Paiol, foi refeito pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Durante a reforma, as fotos que compõem uma exposição permanente no hall do teatro ganharam nova programação visual. Por meio dessas imagens é possível conhecer parte da história do teatro.
Além dos acertos nas reformas, a atração da inauguração não poderia ter sido mais bem escolhida. Não só pelo fato do compositor Toquinho haver participado da inauguração original do Paiol. A opção pelo parceiro de Vinícius foi da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), que decidiu homenagear também os músicos que o inauguraram e tornaram o Paiol símbolo da cultura nacional. A vinda de Toquinho foi possível graças a uma parceria entre a Fundação Cultural e a Fundação Pró-Renal.
Antes do show, uma cerimônia será realizada pelo prefeito de Curitiba Beto Richa e o presidente da FCC, Paulino Viapiana.
Próximas atrações
E a comemoração não pára neste evento de reabertura. Na sexta-feira (10) e no sábado (11), a cantora Joyce apresenta-se no Paiol. Os shows dão início a iniciativa que busca mesclar shows de artistas de renome nacional com músicos locais. Outras apresentações já estão agendadas. Leny Andrade, Cida Moreira e José Luiz Mazziotti, Virginia Rodrigues e Grafite, em um show homenageando Lápis, também sobem ao palco do teatro durante o ano.
Já estão programadas também algumas séries musicais como "Violão Brasileiro", que tem entre as apresentações nomes como Guinga, Mario Silva e Lydio Roberto; uma série musical baseada na vida de Noel Rosa, e o "Terça Brasileira no Paiol". O Festival de Teatro de Curitiba, que começa no próximo dia 16 de março, também terá como casa de espetáculos o Teatro Paiol.
Serviço:
Toquinho Reabertura do Teatro Paiol. Terça-feira (7) a partir das 20h. Teatro do Paiol (Largo Guido Viaro, n.º 51), (41) 3213-1340. Entrada exclusiva para convidados.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Deixe sua opinião