O terceiro álbum dos pernambucanos do Cordel do Fogo Encantado inverteu o processo natural de criação do grupo liderado pelo cantor Lirinha. Em vez de nascer no palco, no contato com o público, para então virar registro sonoro, Transfiguração foi concebido primeiro como disco, para depois originar a turnê que passa pela capital paranaense neste sábado (28), às 23h30, no Curitiba Master Hall.
A mudança acompanha um novo momento do grupo, sempre marcante pela atuação cênica aliada à música. Prova disso é que, para o novo disco, Lirinha (voz), Clayton Barros (voz e violão), Emerson Calado (voz e percussão), Nego Henrique (voz e percussão) e Rafa Almeida (voz e percussão) convidaram para a produção um profissional com trabalho expressivo no meio musical: Carlos Eduardo Miranda, que trabalha com bandas como ORappa, mundo livre s/a e Skank e que també ficou famoso pela participação como jurado no programa Ídolos (SBT).
"No primeiro disco, convidamos Naná Vasconcelos por sua capacidade de teatralização da imagem em som. No segundo, radicalizamos assinando a própria produção musical para assumir totalmente a autoria do trabalho. Neste terceiro, a escolha de Miranda, (do co-produtor Gustavo) Lenza e de Scotty Hard (na mixagem) sinaliza essa transformação", define Lirinha.
O Cordel do Fogo Encantado, formado em 1997, mantém a mesma base instrumental de sempre, mas busca agora novas sonoridades, mais contemporâneas e inventivas. As referências para as composições de Lirinha para o novo registro saíram, em grande parte, da literatura de Graciliano Ramos, Euclides da Cunha, Nietzsche, Ítalo Calvino e Jack Kerouak, além do teatro de Bertolt Brecht e Zé Celso Martinez Corrêa.
As influências ficam óbvias nos títulos duplos das canções (uma mania que começou por indecisão e já se tornou marca do grupo), como em "O Sinal Ficou Verde (ou Além do Bem e do Mal)" e "Pedra e Bala (ou Os Sertões)", que devem estar no repertório do show.
* * * * *
Serviço: Transfiguração, com o Cordel do Fogo Encantado. Curitiba Master Hall (Rua Itajubá, 143 Portão), (41) 3248-1001. Sábado (28), às 23h30. Ingressos a confirmar.



