O filme de orçamento milionário e muitos efeitos especiais "Transformers - O Lado Oculto da Lua" (confira trailer, fotos e horários das sessões) quebrou recordes de bilheteria até esta segunda-feira, seu sexto dia nos cinemas, com vendas globais aproximando-se dos 400 milhões de dólares.
A Paramount Pictures, que lançou o filme sobre robôs que mudam de forma e lutam pelo controle da Terra, disse que o filme teve a maior estreia internacional do estúdio em todos os tempo, vendendo 217 milhões de dólares em ingressos nas bilheterias fora da América do Norte até domingo, e superando a abertura do segundo "Transformers" ("A Vingança dos Derrotados"), de 2009.
O filme estreou simultaneamente na quarta-feira nos EUA, Canadá e 58 outros países. As vendas de ingressos totais, não incluindo as estimativas de bilheteria internacional para a segunda-feira, que ainda não foram feitas, chegam a 398 milhões de dólares.
Nos cinemas dos EUA e Canadá, onde o filme teve pré-estreias em sessões de fim de noite da terça-feira, "Transformers" terá arrecadado 181 milhões de dólares até a noite de segunda, quando termina o feriado do Dia da Independência dos Estados Unidos, segundo estimativas da Paramount.
Analistas da indústria do cinema disseram que a previsão de bilheteria do filme entre sexta e segunda, de 116,4 milhões de dólares, é a melhor da história para um fim de semana do Dia da Independência, um dos períodos do ano em que o público dos cinemas é maior. "Transformers" superou a estreia de "Homem Aranha 2", que vendeu 11,5 milhões de dólares no mesmo fim de semana em 2006.
O segundo filme em termos de bilheteria, a animação "Carros 2", da Disney/Pixar, arrecadou 26,2 milhões de dólares entre sexta e domingo (32,1 milhões nos quatro dias, incluindo segunda), sendo exibido em pouco menos de 4.100 cinemas. A média de bilheteria por cinema foi de 6.400 dólares. Já "Transformers" rendeu a média de 24.300 dólares por cinema.
Cerca de 60 por cento da receita norte-americana de "Transformers" veio de cinemas que exibiram o filme em 3D, e cerca de 70 por cento da bilheteria internacional também, fato que deve ajudar a reforçar o formato 3D, que nos últimos meses pareceu ter perdido popularidade.
Comparados com "Transformers", outros lançamentos da semana não se saíram muito bem. A comédia romântica "Larry Crowne", com Tom Hanks e Julia Roberts, não gerou grande interesse, tendo bilheteria estimada de apenas 15,7 milhões de dólares no feriadão de quatro dias nos EUA, o que o situa na quarta posição das bilheterias.
A comédia "Professora Sem Classe", com Cameron Diaz, foi a terceira colocada nas bilheterias, com 17,6 milhões de dólares vendidos no feriado.
Outro lançamento que não gerou grande interesse foi a comédia "Monte Carlo", com Selena Gomez, voltado principalmente ao público feminino jovem. Foi o sexto colocado, com vendas de apenas 8,75 milhões de dólares entre sexta e segunda.
O quinto lugar foi do filme de ação "Super 8", que arrecadou 9,5 milhões de dólares.
Troca de comando na Câmara arrisca travar propostas que limitam poder do STF
Big Brother religioso: relatório revela como a tecnologia é usada para reprimir cristãos
Cuba e México disparam de posição entre os países que mais perseguem cristãos no mundo
O problema do governo não é a comunicação ruim, mas a realidade que ele criou