Nos últimos anos, os Barreto, influente e importante clã do cinema nacional, têm lançado os piores filmes do cinema nacional, a maioria dele dirigidos por Fábio Barreto, disparado o pior diretor brasileiro de todos os tempos, autor de "pérolas" como A Paixão de Jacobina, Belladona e o engavetado (de tão ruim) Nossa Senhora de Caravaggio, e indicado ao Oscar pelo razoável O Quatrilho na família, vale absolver os trabalhos do irmão Bruno Barreto (Dona Flor e Seus Dois Maridos, Bossa Nova), um cineasta de verdade, apesar de um tropeço ou outro na carreira. Pois esse mesmo Fábio Barreto é o "diretor artístico" de Sonhos e Desejos, do estreante Marcelo Santiago, o pior filme brasileiro a ser lançado nos cinemas este ano, outra produção assinada pelo clã e que chega hoje a Curitiba.
Baseado no livro O Balé da Utopia, de Álvaro Caldas, o filme é ambientado no período ditatorial brasileiro, trazendo a história de três "revolucionários", vividos por Felipe Camargo, Mel Lisboa e Sérgio Marone. O primeiro é um professor universitário que cativa a segunda, uma estudante, e a leva para a luta armada. O último é um jovem bailarino, amante de Nijinski, que também aderiu à causa. Os três dividem um aparelho em Belo Horizonte e Mel que vai ficar para sempre estigmatizada como a Anita da série de tevê vira joguete sexual na cama dos parceiros, como já prevê a impagável frase do cartaz do filme "Eles não resistiram ao fogo da paixão".
Santiago apresenta aqueles que se opuseram à ditadura de uma forma juvenil e inverossímil. Os diálogos do filme têm a intenção de serem sérios, profundos, mas provocam muitos risos pela forma empolada com que são declamados pelos fracos protagonistas, em péssimas e canastras atuações não esqueça de conferir a hilária participação especial do português Ricardo Pereira (da novela Como uma Onda), totalmente deslocado em seu papel sem sentido. Cinema trash da mais involuntária qualidade. G
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião