O arrancadão de Tratores de Maripá é uma das manifestações típicas do Paraná. A cidade pequena, localizada numa região agrícola, inspirou os jovens moradores e "mexerem" em seus tratores para testar a velocidade, ao invés de motos e carros.
A brincadeira que começou em 1990 cresceu, rendeu à cidade uma pista própria para a brincadeira, o Tratoródromo e está hoje chamando atenção de diferentes regiões do país, quando participa de festivais demonstrativos.
"Estamos fazendo demonstrações para ver a aceitação do público. Queremos criar um campeonato de tratores", comentou o alemão, Heinz Schreiber Junior, um dos coordenadores do arrancadão. Demonstrações já foram feitas no Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e cidades do interior paulista.
Para participar do arrancadão o trator é todo mexido. São modificadas as relações de engrenagem na carcaça traseira, a caixa de câmbio, as rodas e é instalada uma estrutura de proteção para o piloto. Com todas essas mudanças, o trator que chega a 40km/h no campo pode alcançar a velocidade de 140 km/h na pista.
E não pense que é só velocidade, por mais incrível que possa parecer, os tratores fazem manobras radicais na pista, como cavalo-de-pau e soltam "bombas". Também ganham decoração especial com uso de cores fortes e desenhos que chamam a atenção do público.
"O trator é todo mexido. Antigamente a gente tirava da roça 15 dias antes, mexia, participava do arrancadão e depois arrumava de novo para voltar à roça. Agora arrumamos tratores obsoletos, com ano anterior a 1974 e preparamos ele para o arrancadão", disse o alemão.
A competição acontece no Tratoródromo, talvez o único do mundo, inaugurado em 2002, após um plebiscito na cidade. Entre 1990 e 1996, as arrancadas aconteciam na avenida central da cidade. Depois pararam de acontecer em vista do risco iminente de acidentes.
A pista do Tratoródromo tem 400 metros, 13m de largura, com muretas laterais de 1,20 de altura. "Mas a sacada é a reta do autódromo de Pinhais. É onde os tratores pegam uma velocidade legal" declarou Heinz.
A competição começa na noite do dia 12, com três baterias classificatórias, cada uma com nove arrancadas. No domingo, prossegue com outras três baterias até sair quatro tratores para a semifinal e depois tem a final. Ganha o trator que alcançar maior velocidade.
Saiba mais sobre o arrancadão no site oficial
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Deixe sua opinião