A música do compositor austríaco Franz Schubert é a atração principal na noite desta terça-feira (29), no ciclo de concertos BankBoston, que acontece no Guairinha. A apresentação de música erudita conta com músicos consagrados no cenário internacional: Régis Pasquier (violino) Cavaleiro das Artes da França, Emmanuel Strosser (piano) e Michael Haran (violoncelo e contrabaixo) spalla dos violoncelos da Filarmônica de Israel.
O trio internacional conta ainda com o reforço dos músicos do grupo brasileiro "Solistas Interarte", formado por Pablo de León (violino) Horácio Schaefer (viola) e Roberto Ring (violoncelo), que foram escalados para recriar a atmosfera intimista que fez a fama de Schubert.
No repertório do concerto estão o "Quinteto em Dó Maior para Cordas op.163", composto apenas dois meses antes da morte do compositor, e "Quinteto Para Piano e Cordas A Truta", conhecido por seu quarto movimento e a formação de cordas pouco usual, com um violino, uma viola, um violoncelo e um contrabaixo. Ainda integram a apresentação a composição "Klavierstücke nº 1D 946", que será interpretada por Strosser ao piano e a "Sonata D 384 op. 137 nº 1", tocada em duo com Pasquier.
Antes da apresentação, às 15 horas, Régis Pasquier e Michael Haran participam de Masterclass, no próprio teatro, com entrada franca.
O ciclo BankBoston, que chegou a Curitiba este ano, promove mais duas apresentações na capital paranaense: o Quarteto de Cordas de Leipzig se apresenta no dia 26 de setembro e no dia 24 de outubro, encerramento da temporada será a vez do violinista russo Ilya Gringolts, com um recital dedicado às sonatas e partituras para violino solo de Johan Sebastian Bach.
Serviço: Concertos BankBoston Schubertíade. Terça-feira (29) às 20h30. Guairinha (Rua XV de Novembro, s/n.º) Tel.: 3304-7982. R$ 36,00 (R$ 24,00 para clientes BankBoston). Informações (41) 3253-0003 (Telentrega).
Deixe sua opinião