Perfil

- Loudon Wainwright III nasceu no dia 5 de setembro de 1946 em Chapel Hill, no estado da Carolina do Norte (EUA).

- Além de ser compositor, cantor e guitarrista, ele se aventura como ator e já tem mais de uma dúzia de filmes e seriados no currículo. Sua primeira experiência foi seriado M*A*S*H. A mais recente em Ligeiramente Grávidos.

- Ele é pai de Rufus e de Martha Wainwright, ambos são cantores e compositores.

- Fazem parte de sua discografia: Album I (1970), Album II (1971), Album III (1972), Attempted Mustache (1973), Unrequited (1975), T Shirt (1976), More Love Songs (1986), History (1992) e Career Moves (1993).

- Seu disco mais recente é Strange Weirdos (2007), com canções inspiradas no filme Ligeiramente Grávidos, de Judd Apatow (O Virgem de 40 Anos), com estréia prevista para 21 de setembro.

CARREGANDO :)

Hoje, é possível que Loudon Wainwright III seja mais conhecido como "pai do Rufus Wainwright", mas, para a geração que foi adolescente quando ele lançou seus primeiros discos, ele é uma referência dentro da música folk americana.

Do grupo de fãs do cantor e compositor, fazem parte os cineastas Cameron Crowe, Judd Apatow e Noah Baumbach. Os três são responsáveis por incluir canções do músico em seus filmes e, em alguns casos, até por arranjar pequenas pontas para ele.

Publicidade

Foi assim que Crowe o colocou em Tudo Acontece em Elizabethtown no papel do tio Dale, um dos integrantes da numerosa família de Drew Baylor, personagem de Orlando Bloom. Noah Baumbach escolheu duas de suas composições mais famosas, "Lullaby" e "The Swimming Song", para A Lula e a Baleia, que caiu nas graças do público e da crítica.

Mas é provável que Judd Apatow seja responsabilizado por revigorar a carreira de Loudon Wainwright III – os americanos escrevem o 3.º em números romanos para indicar aquele que leva o nome do avô, ou seja, "Neto" – agora que completou 60 anos de idade.

Além de escalar o músico para fazer um padre em O Virgem de 40 Anos, o diretor o colocou no seu filme mais recente, o badalado Ligeiramente Grávidos, interpretando um médico. Ele participa também da trilha sonora com a linda "Daughter", escrita para sua filha, Martha: "Tudo o que ela vê ela diz que quer/ Tudo o que ela quer eu vejo ela conseguir/ Esta é minha filha na água/ Tudo o que ela tem, fui eu quem comprou/ Esta é minha filha na água/ Tudo o que ela sabe, fui eu quem ensinou".

Ligeiramente Grávidos conta a história de um casal de jovens que se conhece em um bar e passa uma noite juntos. Dois meses depois, a garota encontra o rapaz para dizer que está grávida. Mesmo sem ter muito a ver um com o outro, eles decidem ter o bebê e, para ele, tentam criar qualquer coisa próxima de um relacionamento.

O filme deve estrear no Brasil no dia 21 de setembro e tem gerado paixões arrebatadas. É uma produção pequena para os padrões americanos, custou cerca de US$ 30 milhões e já rendeu mais de cinco vezes esse valor só nos EUA.

Publicidade

As conquistas do filme incluem o próprio Loudon Wainwright III, que não se satisfez em apenas ceder uma música à trilha sonora e compôs um álbum inteiro inspirado na produção, chamado Strange Weirdos (disponível somente em versão importada, pela Concord Records).

Strange Weirdos soma composições antigas que explicam e justificam a atenção recebida por Loudon – as já citadas "Daughter" e "Lullaby" – a outras novas, como a faixa-título em que aparece um jogo de palavras: "Não é estranho que dois estranhos, de repente, não se sintam tão estranhos?".

"Lullaby" foi escrita para o filho, Rufus, quando este ainda era bebê. Ele começa: "Cale a boca e vá para a cama/ Ponha o travesseiro debaixo de sua cabeça/ Eu estou cansado de todas as suas preocupações/ Cale a boca e diga boa noite", para, mais adiante, revelar com quem é a discussão: "Você não está mordendo, está latindo; você não tem dentes/ Mas você é cruel ("ruthless", em inglês, substituído por "Rufus" em algumas versões)/ Cale a boca e conte algumas ovelhas".

Loudon ganhou fama como um compositor talentoso lá nos anos 70 e as letras de suas músicas refletem sempre experiências pessoais – algo que o filho "herdou" do pai. Identificado com a música folk, no estilo voz-e-violão que marcou seus dois primeiros trabalhos – Album I e Album II –, durante anos foi mais respeitado na Inglaterra do que nos EUA (ele nasceu em Chapel Hill, na Carolina do Norte, em 5 de setembro de 1946).

Não existem CDs seus no Brasil. A saída é apelar para os importados ou esperar que a vinda do filme Ligeiramente Grávidos anime alguma gravadora local a lançar a trilha sonora e o Strange Weirdos.

Publicidade