Compositores
O maestro Wagner Polistchuk selecionou obras de 15 compositores para o concerto cênico:
Henry Purcell, Alessandro Scarlatti, Antonio Vivaldi, Georg Philip Telemann, Jean-Phillippe Rameau, Johann Sebastian Bach, Domenico Scarlatti, George Frederic Haendel, Giovanni Battista Pergolesi, Franz Joseph Haydn, Antonio Salieri, Dmitri Bortniansky, Ludwig van Beethoven, Wolfgang Amadeus Mozart, François Joseph Gossec.
Quando a Comédia dellArte dava claros sinais de desgate, um dramaturgo italiano surgiu com uma nova proposta de encenação, na qual o tom caricato e as máscaras dariam lugar a personagens mais realistas e próximos do cotidiano. Era Carlo Goldoni (1707-1793), o autor de mais de uma centena de comédias, além de tragédias e tragicomédias, nascido na cidade de Veneza há exatos 300 anos.
A "revolução" que impôs à cena teatral em meados do século 18 colocou o nome de Goldoni definitivamente na história das artes cênicas. É por esse legado que o autor é homenageado em seu tricentenário, com um concerto cênico que será realizado pela Camerata Antiqua de Curitiba e pelo ator Luis Melo nesta sexta (28) e sábado (29), no Guairinha.
A aproximação entre música e as artes cênicas já estava presente na obra do italiano, que criou musicais e óperas e teve alguns de seus textos musicados. O repertório do concerto cênico, porém, foi formado por músicas de outros 15 autores contemporâneos a Goldoni, eleitas pelo maestro Wagner Polistchuk.
Estão no programa Giovanni Pergolesi (1710-1736), Antonio Vivaldi (1678-1741), Franz Haydin (1732-1809), Ludwig van Beethoven (1770-1827) e Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), entre outros compositores do baixo barroco ao romântico.
A partir desse programa musical, o diretor cênico Roberto Inoccente criou o enredo em que um grupo de artistas Luis Melo e os integrantes do coro se reúne para ler e aprender sobre a vida do dramaturgo.
A encenação, intercalada à execução das músicas, acontece em tom de aparente improviso. Luis Melo interpreta o apresentador que conta a vida de Carlo Goldoni. Em outros momentos, assume o papel de um dos personagens criados pelo dramaturgo e contracena com os cantores da Camerata Antiqua.
Ator e músicos estão ensaiando desde o início deste mês, com a ajuda de Helma Haller, diretora do coro da Camerata Antiqua. Ela conta que este é o primeiro concerto cênico realizado pelo grupo curitibano, mas não será o único. "O concerto cênico é uma tentativa de criar um novo interesse, para aproximar um pouco mais a música do público, e é um crescimento para o próprio grupo", opina.
O próximo, Cores do Brasil, deve acontecer nos dias 23 e 24 novembro, e terá como tema a história e as raízes da música brasileira.
* * * * * Serviço: Concerto Cênico da Camerata Antiqua de Curitiba, com Luis Melo. Sexta (28) às 20h e sábado (29) às 18h30, no Guairinha (Rua XV de Novembro, S/N), (41) 3304-7982. Ingressos a R$10 ou R$5.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião