A trilogia "Millennium" vai ganhar seu quarto livro. Sim. A série de best-sellers do sueco Stieg Larsson, que vendeu mais de 75 milhões de cópias no mundo todo, ganhará um novo volume a ser escrito por um outro autor. Larsson morreu em 2004, antes de ver o sucesso de sua obra, que também teve versões no cinema.
David Lagercrantz, co-autor da biografia do jogador de futebol Zlatan Ibrahimovic, vai assumir a série que conta com "Os homens que não amavam as mulheres", "A menina que brincava com fogo" e "A rainha do castelo de ar". Lagercrantz terá a missão de continuar a saga da hacker Lisbeth Salander e do jornalista Mikael Blomqvist.
A previsão de lançamento é para agosto de 2015. Segundo a editora que licencia as obras originais, Eva Gedin, da Norstedts, Lagercrantz não aproveitará nada do material deixado por Larsson, que já havia começado o quarto livro, quando morreu, em 2004, vítima de um ataque cardíaco. "Nós decidimos deixar alguém tomar conta e nos dizer o que acontece na sequência", declarou.
A viúva de Larsson, Eva Gabrielsson criticou a decisão da editora. Eva, que está em disputa com a família do autor sobre os direitos de sua obra, declarou ao jornal sueco "Aftonbladet" que considerou a decisão "desagradável". "É de mau gosto tentarem fazer mais dinheiro (em cima da trilogia)", disse.