O 1º Encontro Paranaense de Cultura Popular acontece em Castro até o próximo domingo com diversas atividades. Promovido em parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura e a Prefeitura de Castro, o evento traz nesta sexta-feira o tropeirismo e a relação entre o sagrado e as festas populares como temas de debate.
Durante todo o dia, acontecem as oficinas culturais, com turmas até às 16h30. São mini-cursos gratuitos de contação de histórias com papel de bala e caixas de fósforo e entalhe em madeira.
Homenagem
Na abertura do evento, o folclorista e professor paranaense Inami Custódio Pinto recebeu homenagens da comissão organizadora. "Quem tem cultura sobrevive em qualquer lugar do mundo", comentou. Com mais de 50 anos dedicados à cultura popular, o folclorista ressaltou que este primeiro encontro cultural vai entrar para a história, especialmente por acontecer na tricentenária cidade de Castro. "Quando vejo o fandanguinho subindo a serra e os jovens eruditos buscando inspiração no homem do povo do Paraná, eu digo que valeu a pena. Feio ou bonito, é a nossa cultura", disse, emocionado.
O público também pôde conferir a exposição de arte popular na Galeria Ondas do Iapó, do artista Roberto Ayroza. Para fechar o evento, o grupo Mundaréu apresenta o espetáculo "Embala eu" ao som dos tambores.
Confira a programação:
22 de julho - sexta-feira17h30- "Folia de Reis" na Praça de Sant'Anna20h30- Rufo de Adufo Grupo Mandicuera e Caiçaras do Paraná (Festa do Divino, cavalo de cesto, boi de mamão, balainha, pau de fita ).
23 de julho - sábado8h30 formação da mesa com João Frederico Rickli, Jentj Petter, Mioko Kagawaaa e Heide Shuller.Palestra "A diversidade étnica paranaense"9h30 intervalo9h45- debate e depoimentos10h30 Grupo folclórico Holandês de Castro e grupo folclórico japonês14 horas formação da mesa com mestres Eugênio, Romão, Leonildo Pereira e Nilo Pereira.Depoimentos dos mestres do Fandango15h30 -intervalo15h45 debate e depoimentos platéia17h30 Boi de Mamão Caiçaras do Paraná (praça pública )18 horas -Fandango Mestre Romão (praça pública)21 horas Grupo Boizinha e Faceiro23 horas Baile Fandango Pé de Ouro e Família Pereira
24 de julho - domingo10 horas apresentação "Terezinha, uma história de amor e perigo" pelo Grupo de Teatro Filhos da Lua11 horas -desfile de encerramento, com performance de Hélio Leites e Efigênia Rolim, participantes do encontro e alunos das oficinas14 horas Fandango Meu ParanáAvaliação e reflexão a respeito do 1° Encontro Paranaense de Cultura Popular e políticas públicas para culturas popularesFormação da mesa com Américo Córdula (fórum das culturas populares de São Paulo) Renato Perré (diretor teatral e pesquisador de cultura popular), professor Kennedy Piau Ferreira (pesquisador sobre culturas populares), Paulo Afonso de Souza Castro (coordenador de ação cultural SEEC) e Christiani Vieira Strickert (diretora de Cultura de Castro).
Atividades Paralelas1- Exposição arte popular e oficina de entalhe - Passarinheiro2- Oficinas de contação de histórias (Efigênia Rolim e Hélio Leites )3- Exposição poética "A nona cartada", de Batista de Pillar4- Feira de Artesanato
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”