Série
True Blood Quinta Temporada
Domingos, às 22 horas, no canal pago HBO. O HBO HD exibe o mesmo episódio, às 23 horas.
A cinco meses e alguns dias da estreia mundial de Amanhecer Parte 2, filme que encerra A Saga Crepúsculo, baseada na quadrilogia de best sellers de Stephenie Meyer, é evidente o contraste entre o seriado True Blood e as açucaradas histórias protagonizadas pelo casal Edward Cullen (Robert Pattinson) e sua agora esposa Bella (Kristen Stewart).
E as diferenças não se limitam apenas à quantidade de sangue e cenas explícitas de terror que abundam na produção da HBO. A quinta temporada da série, que estreou no Brasil domingo passado, simultaneamente aos Estados Unidos, tem dois ingredientes que inexistem tanto nas obras de Meyer quanto nos longas-metragens nelas baseados: humor e ironia.
Os romances de Charlaine Harris, base de True Blood, adaptados por Alan Ball, premiado com o Oscar pelo roteiro de Beleza Americana e criador do seriado A Sete Palmos, não são, exatamente, histórias de terror. Mas obras de literatura pulp, que se apropriam de elementos do gênero para transformá-los em algo diverso, híbrido e multifacetado.
True Blood é quase uma alegoria sobre a sociedade norte-americana atual, na qual a tentativa muitas vezes tensa e conflituosa, é preciso dizer de coexistência entre humanos mortais, vampiros, lobisomens e outras criaturas fantásticas acaba ganhando a dimensão de comentário sardônico sobre o convívio entre grupos sociais e étnicos na terra de Barack Obama.
No capítulo que foi ao ar no último domingo, a heroína da série, a garçonete Sookie Stackhouse (Anna Paquin), capaz de ler pensamentos, mas sempre movida pelas emoções, tem de lidar com o fato de ter provocado, mesmo sem querer, a morte de Tara (Rutina Wesley), sua melhor amiga.
Como Tara tem pouca chance de sobrevivência, Sookie e o exuberante Laffayette (Nelsan Ellis), primo homossexual da semimorta, recorrem à vampira Pam (Kristin Bauer van Straten), fiel escudeira de Eric (Alexander Skarsgård), para que ela a transforme em sanguessuga antes que a moça dê seu derradeiro suspiro. Nada disso, contudo, acontece sem humor.
Pam, depois de verter seu sangue na boca de Tara, tem de se enterrar ao lado dela no terreno da casa de Sookie, é obrigada a vestir, sob intensos protestos, um agasalho com estampas de gatinhos da rede de hipermercados Walmart, verdadeiro fim de linha para uma vampira fashion como ela.
Enquanto isso, Eric e o outro vampiro bem-amado de Sookie, Bill (Stephen Moyer), esperam pela entrada em cena de Roman (Christopher Meloni, de Law and Order SVU), guardião da instituição que regula todas as atividades de sua espécie e que terá os destinos de ambos os galãs em suas garras. Vastas emoções e muitas mordidas à vista, portanto. GGGG
Classificações: GGGGG Excelente. GGGG Muito bom. GGG Bom. GG Regular. G Fraco. 1/2 Intermediário. N/A Não avaliado.