Show
Tulipa Ruiz
John Bull Pub (R. Mateus Leme, 2.204), (41) 3252-0706. Amanhã, às 21 horas. R$ 40 e R$ 20 (meia-entrada). Valores sujeitos a alterações sem aviso prévio. Sujeito a lotação. Classificação indicativa: 18 anos.
A cantora Tulipa Ruiz faz amanhã, no John Bull Pub, sua terceira apresentação em Curitiba a segunda da turnê do premiado disco Tudo Tanto, lançado em agosto do ano passado.
O último show da cantora na cidade foi em setembro de 2012, no Sesc da Esquina. De lá para cá, conforme conta em entrevista por telefone para a Gazeta do Povo, as canções de Tudo Tanto se transformaram ao longo de uma extensa turnê.
"Algumas músicas estão diferentes do disco. É o processo de mutação on the road [na estrada]", diz a cantora sobre as canções do álbum que, diferentemente do disco de estreia, Efêmera (2010), só foi aos palcos depois de gravado.
"Apresentamos muito as músicas do Efêmera antes de gravar. Quando fomos para o estúdio, estava tudo muito tocado", conta Tulipa, que sobe ao palco acompanhada dos guitarristas Luiz Chagas e Gustavo Ruiz seu pai e irmão, respectivamente, do baixista Marcio Arantes e do baterista Caio Lopes.
"Estamos desfrutando das músicas do Tudo Tanto agora", diz a cantora, para quem uma das músicas mais bem-sucedidas ao vivo ainda é a faixa de abertura "É".
Canções do disco anterior, como "Brocal Dourado", também devem fazer parte do repertório.
Repercussão
Entre os frutos de Tudo Tanto, que venceu o Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) de melhor disco de 2012, está um convite para uma apresentação no Festival de Montreux, na Suíça, em julho uma "responsabilidade grande", que já intimidou a cantora no passado.
"Em função de você estar fora do país fazendo arte, vira um pequeno embaixador da sua cultura", explica. "Mas, aos poucos, fui me acostumando e gostando cada vez mais de levar a música brasileira para fora. E ela é sempre muito bem-recebida."
A turnê europeia ainda deverá passar por Portugal, Inglaterra, Itália e Alemanha antes de seguir para Nova York.
Tudo Tanto deve ganhar uma edição em vinil em agosto, formato que também foi usado para lançar Efêmera. Além de apostar em uma tendência em alta há alguns anos, o lançamento nesse formato faz parte de um "ciclo" que começou com a disponibilização do disco para download gratuito no ano passado. "Acho que o download é o começo de uma relação artista-público", defende Tulipa. "Quando baixo alguma coisa, vou procurar mais coisas do artista. Se tiver show, vou querer ir, e provavelmente vou comprar o disco no show."
Tulipa Ruiz participa na segunda-feira, 13, do programa Trajeto Lumen ao Vivo, da Lumen FM (99.5), a partir das 18 horas. Das 19 às 20 horas, a cantora faz uma sessão de autógrafos na Livrarias Curitiba do Shopping Estação (Av. Sete de Setembro, 2.775).
Deixe sua opinião