Tulipa apresenta canções de Efêmera e Tudo Tanto| Foto: Rodrigo Schmidt/Divulgação

Show

Tulipa Ruiz

John Bull Pub (R. Mateus Leme, 2.204), (41) 3252-0706. Amanhã, às 21 horas. R$ 40 e R$ 20 (meia-entrada). Valores sujeitos a alterações sem aviso prévio. Sujeito a lotação. Classificação indicativa: 18 anos.

CARREGANDO :)

A cantora Tulipa Ruiz faz amanhã, no John Bull Pub, sua terceira apresentação em Curitiba – a segunda da turnê do premiado disco Tudo Tanto, lançado em agosto do ano passado.

O último show da cantora na cidade foi em setembro de 2012, no Sesc da Esquina. De lá para cá, conforme conta em entrevista por telefone para a Gazeta do Povo, as canções de Tudo Tanto se transformaram ao longo de uma extensa turnê.

Publicidade

"Algumas músicas estão diferentes do disco. É o processo de mutação on the ­road [na estrada]", diz a cantora sobre as canções do álbum – que, diferentemente do disco de estreia, Efêmera (2010), só foi aos palcos depois de gravado.

"Apresentamos muito as músicas do Efêmera antes de gravar. Quando fomos para o estúdio, estava tudo muito tocado", conta Tulipa, que sobe ao palco acompanhada dos guitarristas Luiz Chagas e Gustavo Ruiz – seu pai e irmão, respectivamente–, do baixista Marcio Arantes e do baterista Caio Lopes.

"Estamos desfrutando das músicas do Tudo Tanto agora", diz a cantora, para quem uma das músicas mais bem-sucedidas ao vivo ainda é a faixa de abertura "É".

Canções do disco anterior, como "Brocal Dourado", também devem fazer parte do repertório.

Repercussão

Publicidade

Entre os frutos de Tudo Tanto, que venceu o Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) de melhor disco de 2012, está um convite para uma apresentação no Festival de Montreux, na Suíça, em julho – uma "responsabilidade grande", que já intimidou a cantora no passado.

"Em função de você estar fora do país fazendo arte, vira um pequeno embaixador da sua cultura", explica. "Mas, aos poucos, fui me acostumando e gostando cada vez mais de levar a música brasileira para fora. E ela é sempre muito bem-recebida."

A turnê europeia ainda deverá passar por Portugal, Inglaterra, Itália e Alemanha antes de seguir para No­va York.

Tudo Tanto deve ganhar uma edição em vinil em agosto, formato que também foi usado para lançar Efêmera. Além de apostar em uma tendência em alta há alguns anos, o lançamento nesse formato faz parte de um "ciclo" que começou com a disponibilização do disco para download gratuito no ano passado. "Acho que o download é o começo de uma relação artista-público", defende Tulipa. "Quando baixo alguma coisa, vou procurar mais coisas do artista. Se tiver show, vou querer ir, e provavelmente vou comprar o disco no show."

Tulipa Ruiz participa na segunda-feira, 13, do programa Trajeto Lumen ao Vivo, da Lumen FM (99.5), a partir das 18 horas. Das 19 às 20 horas, a cantora faz uma sessão de autógrafos na Livrarias Curitiba do Shopping Estação (Av. Sete de Setembro, 2.775).

Publicidade